Alternativas ao Google Play – Veja onde encontrar aplicativos Android

Se você está procurando alternativas ao Google Play, confira uma lista de opções e veja onde encontrar aplicativos Android para seus dispositivos.

Alguns dias atrás, estamos analisando algumas alternativas aos serviços do Google. Neste caso, veremos as opções de onde obter aplicativos para o nosso dispositivo móvel.

Quando Steve Jobs anunciou que os dispositivos Apple usariam uma app store como meio de instalação, muitos de nós pensamos que era uma boa ideia. Afinal, ele era um velho conhecido dos Linuxers, o gerenciador de pacotes, ainda que com um pouco de marketing.

A ideia foi adotada pelo Google para Android e com muito menos sucesso pela Microsoft e Ubuntu (neste último caso acabaria abandonando-a definitivamente em favor daquela abominação conhecida como GNOME Software Center)

Uma década depois, as lojas de aplicativos oficiais não cumpriram suas promessas.

Não apenas eles falham em proteger o usuário de vírus e malware, mas também acusações estão chovendo contra a Apple, Google e Amazon (ela tem sua própria loja para Android) por privilegiar seus próprios produtos e exigir comissões abusivas de desenvolvedores.

Felizmente, no caso do Android, podemos escolher baixar aplicativos de código aberto muito bons de outras lojas. É importante deixar isso claro.

Alternativas ao Google Play – Veja onde encontrar aplicativos Android

Alternativas ao Google Play - Veja onde encontrar aplicativos Android
Alternativas ao Google Play – Veja onde encontrar aplicativos Android

Na lista abaixo, você não encontrará o WhatsApp, nem o Spotify ou qualquer versão crackeada de aplicativos pagos. Eles são aplicativos perfeitamente legais carregados por seus desenvolvedores.

F-DROID

Provavelmente, das alternativas ao Google Play, é a loja mais conhecida de todas.

Podemos dividi-lo em dois serviços. Por um lado, o próprio repositório de aplicativos onde você pode ver, pesquisar e até baixar aplicativos e, por outro lado, um aplicativo que após a instalação no celular se encarrega do processo de download, instalação e atualização.

Se você baixar o aplicativo manualmente, deverá ativar a opção de instalar pacotes manualmente nas opções do desenvolvedor do dispositivo.

Em relação aos pacotes, F-Droid distingue entre dois tipos; fonte e binário. No primeiro caso é porque foi construído e assinado pelo F-Droid a partir do código-fonte que pode encontrar na versão web.

Este tipo corresponde à maioria dos aplicativos. No caso de binários, eles são construídos pelo desenvolvedor e obtidos diretamente dele.

Para garantir a segurança do software distribuído, ele é construído em um ambiente de máquina virtual não conectado à Internet e é removido depois de usado.

Fossdroid

Esta loja de aplicativos usa os repositórios F-Droid para que os aplicativos sejam os mesmos. O que muda é a apresentação mais cuidadosa e um arranjo mais semelhante ao Google Play.

Ele também nos mostra os aplicativos relacionados e em ordem de popularidade.

Alternativas para baixar aplicativos proprietários

Aurora Store

Neste caso, estamos falando de um aplicativo de código aberto que permite que você baixe qualquer programa gratuito do Google Play sem ter que baixar bibliotecas adicionais do Google.

Isso é muito útil se o seu telefone usa uma versão do Android que não é compatível com o Google.

Você não pode baixar novos aplicativos pagos, embora se decidir usar sua conta, poderá baixar os que já possui.

Caso você não queira usar sua conta, você pode operar anonimamente. Claro, é inevitável que o Google acesse certos dados. Eles são:

  • Lista de aplicativos baixados para verificar se há atualizações. Ainda é possível esconder alguns.
  • Pesquisas e downloads realizados durante a decisão atual
  • O endereço IP do dispositivo.

No caso de logins anônimos, Aurora Store gera um token de acesso ao Google Play e é um de seus IP que está registrado

No que diz respeito ao próprio Aurora Store, o endereço IP só é registrado quando devido ao uso anormal é necessário bloquear ou restringir o acesso.

Claro, existem muitas outras alternativas ao Google Play, sem mencionar o download direto do site dos desenvolvedores. No entanto, preferi dedicar o artigo àqueles que se dedicam ao código aberto ou, em vez disso, privilegiam a privacidade do usuário.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.