Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK

Depois remover o GNOME de sua base, agora o ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK, optando pelo Iced, que é feito em Rust.

A System76, uma fabricante de computadores especializado na venda de notebooks, desktops e servidores, é um nome bem conhecido na comunidade Linux.

Sendo uma empresa fortemente orientada para o Linux, a System76 utiliza software livre e de código aberto e oferece sua própria distribuição Linux baseada no Ubuntu, Pop!_OS.

A distribuição usa o COSMIC Desktop, um ambiente de desktop desenvolvido internamente com base no GNOME, mas se estende a ele com funcionalidades adicionais.

Infelizmente, cerca de um ano atrás, devido a uma discussão acalorada entre os desenvolvedores do Pop!_OS e do GNOME, a System76 removeu o GNOME da equação inteiramente e optou por reescrever seu ambiente de desktop do zero, respectivamente COSMIC, combinando sua visão e compreensão da funcionalidade.

Agora, os engenheiros do System76 escolheram o Iced, um kit de ferramentas GUI multiplataforma baseado em Rust, em vez do GTK, para seu COSMIC Desktop desenvolvido internamente.

Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK

Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK
Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK

E aqui, a história se repete. Em outras palavras, a System76 enfrentou o mesmo dilema da Canonical cerca de 10 a 12 anos atrás, quando suas propostas foram rejeitadas pela equipe do GNOME, resultando no nascimento do ambiente de desktop Unity.

Em primeiro lugar, deixe-me afirmar que isso é um grande negócio. Algo que pode potencialmente mudar os principais players no segmento de desktop Linux. A decisão de construir seu ambiente de desktop do zero é corajosa e merece nosso respeito.

E assim como todos esperavam que o COSMIC fosse mais um ambiente de desktop baseado em GTK, os engenheiros do System76 revelaram as grandes novidades.

O COSMIC será completamente independente do kit de ferramentas GTK, contando apenas com o Iced, uma biblioteca GUI multiplataforma para Rust focada em simplicidade e segurança de tipo.

Michael Murphy, engenheiro de software da System76, escreve no Reddit:

“A equipe de UX vem projetando cuidadosamente widgets e aplicativos ao longo do ano passado. Estamos agora no ponto em que é fundamental para a equipe de engenharia decidir sobre um kit de ferramentas GUI para o COSMIC. Depois de muita deliberação e experimentação ao longo do ano passado, a equipe de engenharia decidiu usar o Iced em vez do GTK.”

Dois protótipos muito antigos são mostrados abaixo, mostrando os controles básicos do COSMIC nos modos escuro e claro.

Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK
Ambiente desktop COSMIC abandonou a biblioteca GTK

Se você está se perguntando por que os engenheiros do System76 escolheram o kit de ferramentas Iced GUI baseado em Rust em vez do GTK baseado em C, aqui está uma explicação parcial de Michael Murphy, engenheiro de software da System76:

“GTK é um dos kits de ferramentas GUI mais ineficientes por causa de GObject e C. Cada widget e parte de dados é uma alocação de heap separada com despacho dinâmico. O Iced é significativamente mais rápido na renderização em comparação e não requer o carregamento dinâmico de dezenas de bibliotecas robustas.”

Dito de outra forma, os engenheiros do System76 estão trabalhando em uma biblioteca de widgets semelhante ao libadwaita do GNOME, mas com maiores recursos de tema e personalização, usando o kit de ferramentas Iced GTK baseado em Rust.

Claro, a discussão do Reddit fornece muitos outros detalhes técnicos que impactaram a decisão Iced versus GTK, mas não vamos falar sobre eles aqui pelo risco de entediar nossos leitores. Qualquer um que queira lê-lo pode, e os desenvolvedores do System76 foram bastante receptivos em responder a todas as perguntas.

É importante notar que o projeto ainda está em seus estágios iniciais e nenhum aplicativo baseado em Iced foi desenvolvido ainda.

Agora, provavelmente a maior questão para todos nós é quando podemos esperar uma versão estável do novo Pop!_OS COSMIC Desktop. Infelizmente, não há um roteiro publicado que se comprometa com prazos específicos, mas uma versão estável provavelmente será lançada em meados do próximo ano, no mínimo.

A boa notícia é que tudo é e será open source. Portanto, se os usuários do Linux gostarem do desktop COSMIC, ele poderá ser facilmente adaptado e disponibilizado para outras distribuições do Linux. Algo que poderia disparar sua popularidade.

Uma coisa é certa: quando a versão estável do Pop!_OS COSMIC Desktop chegar às ruas, será um dos eventos mais importantes do ano na comunidade Open Source. Mas, então, tudo o que temos a fazer é esperar.

Claro, nossa mídia irá mantê-lo atualizado sobre todas as mudanças significativas à medida que esse ambiente de desktop promissor progride.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.