Android 11 Developer Preview 2 suporta totalmente o ADB wireless

Finalmente o Android 11 Developer Preview 2 suporta totalmente o ADB wireless. Confira os detalhes dessa importante tecnologia que chegou ao sistema.

O ADB, ou Android Debug Bridge é uma ferramenta de linha de comando versátil que permite a comunicação com um dispositivo. O comando adb facilita uma variedade de ações do dispositivo, como instalar e depurar apps, e fornece acesso a um shell Unix que pode ser usado para executar diversos comandos em um dispositivo.

Android 11 Developer Preview 2 suporta totalmente o ADB wireless
Android 11 Developer Preview 2 suporta totalmente o ADB wireless

ADB é um programa cliente-servidor com três componentes:

  • Um cliente, que envia comandos. O cliente é executado no computador de desenvolvimento. Você pode emitir um comando adb para invocar o cliente de um terminal de linha de comando.
  • Um daemon (adbd), que executa comandos em um dispositivo. O daemon é executado como um processo em segundo plano em cada dispositivo.
  • Um servidor, que gerencia a comunicação entre o cliente e o daemon. O servidor é executado como um processo em segundo plano no computador de desenvolvimento.

Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo mexendo nos dispositivos Android estará familiarizada com o sistema Android Debug Bridge (ADB). Essa ferramenta de linha de comando permite que você se comunique com seu dispositivo a partir de um computador, mas geralmente requer um cabo.

Agora, com a segunda pré-visualização do Android 11, o Google finalmente adicionou uma opção wireless adequada para o ADB.

Android 11 Developer Preview 2 suporta totalmente o ADB wireless

O ADB permite executar ações básicas, como gerenciar arquivos e reinicializar um dispositivo, mas também pode aprofundar-se com os comandos do shell, gerenciamento avançado de pacotes e muito mais.

Assim como na opção ADB com fio padrão, você terá que se aventurar no menu Opções do desenvolvedor para ativar o ADB wireless.

Depois de ligado, você pode conectar-se a um computador executando o ADB na mesma rede Wi-Fi.

As novas configurações wireless incluem opções para emparelhar um dispositivo sem fio com um código QR ou um PIN de seis dígitos.

Feito isso, você apenas precisará autorizar seu computador para o ADB por meio do pop-up.

Esse recurso estava disponível no passado através de várias soluções alternativas ou configuração tediosa baseada em cabo.

Agora, é relativamente simples. Lembre-se de que esta é uma prévia do desenvolvedor (nem mesmo uma versão beta), portanto, não podemos dizer com certeza quão bem o ADB wireless funcionará no momento.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.