Android 12 permitirá que você controle seu telefone fazendo caretas para ele

Segundo um relatório do xda-developers, o Android 12 permitirá que você controle seu telefone fazendo caretas para ele. Confira!

O Android Accessibility Suite (pacote de acessibilidade do Android) do Google é uma coleção de aplicativos que torna mais fácil para pessoas com deficiência interagirem com telefones e tablets Android.

E a partir do Android 12, um novo recurso de acessibilidade fará uso da câmera do seu telefone para permitir que você controle o telefone com o rosto.

Android 12 permitirá que você controle seu telefone fazendo caretas para ele

Android 12 permitirá que você controle seu telefone fazendo caretas para ele
Android 12 permitirá que você controle seu telefone fazendo caretas para ele

De acordo com um relatório do xda-developers, uma versão beta do Android Accessibility Suite 12.0.0 foi incluída na última versão beta do Android 12 e tem um recurso chamado “Camera Switch” que permite usar gestos faciais para interagir com seu celular dispositivo.

O Google adicionou o suporte para “Switch Access” (Acesso com interruptor) aos recursos de acessibilidade do Android em 2017.

Na época, a ideia era permitir que você usasse um dispositivo de hardware físico com pelo menos dois botões (para “próxima operação” e “entrar”). Esses controladores de botão podem ser dispositivos USB ou Bluetooth.

A adição de um interruptor de câmera ao Android 12 significa que você não precisa de hardware de terceiros para controlar seu telefone usando o acesso por interruptor.

Basta escolher a opção de troca de câmera, configurar suas preferências e você pode usar expressões faciais para navegar por itens individuais, linhas e colunas ou grupos de itens (organizados por cor).

Por exemplo, você pode abrir a boca para passar para o próximo item de uma lista e sorrir para selecioná-lo. Ou se você preferir uma configuração mais simples de gesto facial único, pode abrir a boca para escanear os itens e, em seguida, abrir a boca novamente para selecionar.

Capturas de tela postadas para xda-developers mostram que os gestos disponíveis incluem:

  • Boca aberta
  • Sorriso
  • Levantar as sobrancelhas
  • Olhe para a esquerda
  • Olhe para a direita
  • Olho para cima

Você também pode ajustar as configurações de “tamanho” ou duração de um gesto, para evitar que o telefone reaja a falsos positivos.

É possível que gestos ou ações adicionais possam ser adicionados no futuro.

E também é possível que o recurso Camera Switch não exija o Android 12 para funcionar – o pessoal do xda-developers foi capaz de fazer o sideload do aplicativo em um dispositivo com Android 11.

Então, talvez o Google vá lançar esse recurso primeiro com a versão do Android Accessibility Suite projetada para o Android 12, mas eventualmente torná-lo disponível para pessoas que executam versões mais antigas do Android com uma atualização fornecida através da Google Play Store.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.