Android 14 beta 3 lançado com mais mudanças de interface

E foi lançado o Android 14 beta 3 com mais mudanças de interface, e mais. Confira os detalhes dessa nova prévia do sistema.

Sim. O Google anunciou recentemente através de um blog post, o lançamento da terceira versão beta do seu sistema operativo móvel Android 14, com a qual marca a transição do desenvolvimento para a fase de estabilização da plataforma (Platform Stability), que envolve a fixação do comportamento e estado da API para aplicativos.

Android 14 beta 3 lançado com Health Connect Storage, e mais

Android 14 beta 3 lançado com mais mudanças de interface
Android 14 beta 3 lançado com mais mudanças de interface

Nesta versão beta 3 do Android 14, as APIs permanecerão inalteradas em versões de teste futuras do Android 14, permitindo que os desenvolvedores comecem a adaptar seus aplicativos para aproveitar os novos recursos da plataforma.

Com o lançamento desta nova versão beta, uma das mudanças mais importantes que se destacam desde o beta 2, agora podemos descobrir que o suporte para escala de fonte não linear foi adicionado.

Por padrão, o sistema permite e inclui nos processos de teste de interface o uso de tamanhos de fonte maiores com fator de escala de até 200%, o que proporcionará ótima legibilidade de texto para pessoas com deficiência visual sem risco de distorção no design da interface.

Outra das mudanças que destaca no Android 14 beta 3, é que oferece a capacidade de conceder parcialmente permissões para acessar apenas fotos e vídeos selecionados pelo usuário (READ_MEDIA_VISUAL_USER_SELECTED, arquivos aos quais o usuário seleciona o acesso através da interface do seletor de fotos quando o a caixa de diálogo de solicitação de permissões é exibida).

Após o aplicativo ir para segundo plano ou o programa terminar, a permissão concedida pelo usuário é revogada automaticamente.

Além disso, destaca-se também que foram ampliadas as áreas em que o sistema exibe informações relacionadas à privacidade definidas pelo desenvolvedor no Formulário do Play Console, como a política de fornecimento de dados a terceiros.

Por exemplo, essas informações agora são exibidas na caixa de diálogo de solicitação de permissões.

Os aplicativos que usam drivers executados em segundo plano agora exigem que o tipo de serviço em segundo plano seja especificado. Durante a operação, o sistema verifica a conformidade com o tipo de serviço especificado, as permissões solicitadas e a API utilizada.

Por exemplo, se um aplicativo especificou um tipo de serviço em segundo plano FOREGROUND_SERVICE_TYPE_LOCATION, entende-se que ele pode solicitar a autorização ACCESS_COARSE_LOCATION ou ACCESS_FINE_LOCATION.

Destaca-se também que foram feitas alterações para melhorar a segurança, pois a partir do lançamento do Android 14, os aplicativos não podem enviar solicitações de intent para alguns componentes internos da plataforma.

O código carregado dinamicamente agora deve ser marcado com o atributo de acesso somente leitura.

As funções ZipFile(String) e ZipInputStream.getNextEntry() não permitem o processamento de arquivos zip cujos caminhos comecem com o caractere “/” ou contenham a sequência “..”

Além dessa alteração, o trabalho de lançamento de controladores em segundo plano é limitado e as restrições no escopo de chamadas para APIs não fornecidas no SDK foram atualizadas e, como tal, o sistema também reserva novos tipos para serviços breves, casos de uso especiais e isenções do sistema.

Além disso, as principais bibliotecas Java da plataforma e as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos foram atualizadas para o OpenJDK 17, bem como o suporte para classes Java e recursos de linguagem disponíveis no OpenJDK 17, como classes, registros, cadeias de caracteres de várias linhas e correspondência de padrões no ” instância de” operador.

Para avaliar as novas funcionalidades da plataforma, foi proposto um programa de teste preliminar. As compilações de firmware estão prontas para dispositivos Pixel 7/7 Pro, Pixel 6/6a/6 Pro, Pixel 5/5a 5G e Pixel 4a (5G), além de selecionar iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Realme, Techno, vivo e xiaomi.

Por fim, vale ressaltar que o Android 14 está previsto para ser lançado no terceiro trimestre de 2023.

Caso você tenha interesse em poder saber mais sobre ele, pode conferir os detalhes no seguinte link.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.