Android 15 Developer Preview 1 lançado com várias melhorias

E foi foi lançado Android 15 Developer Preview 1 com várias melhorias. Confira as novidades dessa prévia do futuro sistema mobile do Google.

Finalmente, a aguardada primeira prévia do desenvolvedor do Android 15 já está disponível, dando-nos uma primeira visão do que esperar da próxima versão principal do Android, que só será lançada oficialmente no final deste ano.

Há poucos dias, o Google apresentou o lançamento do Android 15 Developer Preview 1

Android 15 Developer Preview 1 lançado com várias melhorias

Android 15 Developer Preview 1 lançado com várias melhorias
Android 15 Developer Preview 1 lançado com várias melhorias

O Android 15 Developer Preview 1 se concentra em uma ampla gama de melhorias que ampliam a produtividade, melhoram os recursos multimídia, otimizam o desempenho dos aplicativos e, acima de tudo, protegem a privacidade e a segurança do usuário.

O Android 15 Developer Preview 1 apresenta alterações nos serviços de exibição de publicidade em aplicativos móveis (Android AD Services), pois agora são baseados nos mais recentes desenvolvimentos do Privacy Sandbox.

Este projeto visa criar técnicas para personalizar a exibição de publicidade sem violar a privacidade do usuário, determinando a categoria geral de interesses do usuário sem identificação individual.

“Hoje estamos lançando o primeiro Android 15 Developer Preview para que vocês, nossos desenvolvedores, possam colaborar conosco para criar um Android melhor.”

“O Android 15 continua nosso trabalho para criar uma plataforma que ajude a melhorar sua produtividade e, ao mesmo tempo, ofereça novos recursos para produzir experiências multimídia superiores, minimizar o impacto da bateria, maximizar o desempenho suave do aplicativo e proteger a privacidade e a segurança do dispositivo do usuário, tudo na mais diversificada linha de dispositivos que existem.”

Um recurso notável do Android 15 é o suporte para compartilhamento parcial de tela, que permite aos usuários compartilhar ou gravar apenas uma janela do aplicativo em vez da tela inteira do dispositivo.

Exigindo o consentimento do usuário para cada sessão de captura do MediaProjection, esse recurso oferece maior flexibilidade e controle sobre a experiência do usuário.

Outra mudança introduzida está no Health Connect, que ampliou seu suporte para novos tipos de dados relacionados ao exercício e gestão nutricional. Por exemplo, agora você pode monitorar a média de passos dados e a ingestão de gordura trans.

O Health Connect oferece armazenamento centralizado de dados de pulseiras de fitness e outros dispositivos de saúde dos usuários, facilitando o acesso conjunto aos dados de saúde entre diferentes aplicações.

O Android 15 apresenta novas APIs FileIntegrityManager que aproveitam o recurso fs-verity no kernel Linux.

Isso permite que os arquivos sejam protegidos por meio de assinaturas criptográficas personalizadas, garantindo que não foram adulterados ou danificados, proporcionando maior segurança na plataforma Android.

Também foram destacadas novas extensões para ter mais controle sobre o hardware da câmera e seus algoritmos em dispositivos compatíveis.

Além disso, estende o suporte para dispositivos MIDI 2.0 para aplicativos MIDI virtuais, permitindo que desenvolvedores de aplicativos de composição controlem aplicativos de sintetizador como um dispositivo MIDI 2.0 virtual.

Os recursos de controle da câmera e os algoritmos de processamento de imagem foram aprimorados, com opções adicionais para aumentar o brilho em condições de pouca luz e ajustar a intensidade do flash fotográfico.

A API para gerenciamento de desempenho dinâmico, ADPF (Android Dynamic Performance Framework), foi descontinuada e em seu lugar foi adicionado um modo de eficiência energética no qual, ao executar threads, será dada prioridade à economia de consumo de energia em vez de desempenho (por exemplo, pode ser usado para trabalhos em segundo plano de longa duração).

Também é possível transmitir informações combinadas sobre o consumo de GPU e CPU, permitindo ao sistema ajustar a frequência de GPU e CPU ou o mapeamento de threads para núcleos, levando em consideração a carga total e adicionado o método getThermalHeadroomThresholds para exibir o status do controle de temperatura de acordo com aos valores esperados.

Por fim, vale ressaltar que este primeiro Developer Preview poderá ser avaliado por desenvolvedores e todos os interessados. As compilações lançadas estão prontas para Pixel 6/6a/6 Pro, Pixel 7/7a/7 Pro, Pixel 8/8a/8 Pro, Pixel Fold e Pixel Tablet.

Vale ressaltar também que caso não surjam contratempos, o lançamento do Android 15 está previsto para chegar no terceiro trimestre de 2024. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, pode consultar os detalhes no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.