Android TV 13 já está disponível para desenvolvedores

Seguindo os passos da versão upstream do sistema mobile do Google, o Android TV 13 já está disponível para desenvolvedores.

Quatro meses após a publicação do lançamento da nova versão do Android 13, o Google anunciou o lançamento da nova edição do seu sistema “Android” voltado para smart TVs e set-top boxes, “Android TV 13”.

Android TV 13 já está disponível para desenvolvedores

Android TV 13 já está disponível para desenvolvedores
Android TV 13 já está disponível para desenvolvedores

Com este novo anúncio do Google de seu sistema operacional Android TV 13, os dongles e televisores Android TV e Google TV Smart Streaming receberão uma atualização para a versão 13.

Vale ressaltar que esteticamente o Android TV 13 não está mudando muito como resultado desta próxima atualização, já que é principalmente uma atualização de back-end e a maioria das alterações não são orientadas para o usuário. Ainda assim, temos algumas mudanças que devem melhorar a experiência geral.

Principais novidades da Android TV 13

Para começar, esta nova versão permitirá que você altere a taxa de atualização padrão e a resolução em dispositivos de fonte HDMI compatíveis, como dispositivos de streaming, para otimizar sua experiência de reprodução.

Também temos algumas novas APIs e melhorias em outras, o que deve tornar sua experiência de reprodução ainda mais suave do que nunca.

Esta nova versão agora pode ser instalada no emulador de TV Android, bem como no primeiro kit de dispositivo de streaming ADT-3 do Google.

Além disso, nesta nova versão, podemos descobrir que o suporte para diferentes layouts de teclado foi adicionado à API InputDevice e a capacidade de vincular o layout físico das teclas para processar pressionamentos de tecla, independentemente do layout ativo.

Agora você pode usar layouts para diferentes idiomas em teclados externos.

A API do AudioManager foi estendida com a capacidade de determinar proativamente os atributos do dispositivo de áudio ativo e usá-los para selecionar o formato ideal sem prosseguir com a reprodução.

Por exemplo, um aplicativo agora pode determinar o dispositivo através do qual o som será transmitido e os formatos que ele suporta em um estágio anterior à criação do objeto AudioTrack.

É proposta uma estrutura para interface com sintonizadores TV Tuner HAL 2.0, na qual são implementadas otimizações de desempenho, é fornecido trabalho com sintonizadores duplos e é adicionado suporte para a especificação ISDB-T Multi-Layer.

A API MediaSession fornece tratamento de mudança de estado HDMI, que pode ser usado para economizar o consumo de energia de Dongles de TV e outros transmissores HDMI, e para pausar o conteúdo em resposta a uma mudança de estado, como quando eles detectam que o usuário mudou a fonte de entrada e você não está mais vendo aquele HDMI.

Outra novidade apresentada por esta nova versão do Android TV 13 é que foi adicionada uma API ao AccessibilityManager para organizar a transmissão de audiodescrições para usuários com deficiência, de acordo com suas preferências.

Também foram, adicionadas configurações de todo o sistema para habilitar descrições de áudio em aplicativos.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Trabalho foi feito para melhorar o gerenciamento de energia durante o modo de espera de baixa energia.
  • As configurações de privacidade refletem o estado dos interruptores de mudo de hardware que são refletidos nos controles de privacidade do sistema.
  • Atualizada a interface de controle para o assistente de acesso ao microfone no controle remoto.
  • Seleção de idioma aprimorada para dispositivos de streaming HDMI.
  • Foi adicionada uma estrutura para uso no campo da televisão interativa, projetada como uma extensão do TIF (Android TV Input Framework).

Finalmente, se você estiver interessado em aprender mais sobre isso, pode consultar os detalhes no seguinte endereço. Considerando que, para saber sobre a disponibilidade em sua TV, você deve ficar atento a um anúncio vindo do fabricante de sua TV.

Atualmente, a plataforma é oferecida apenas para teste por desenvolvedores de aplicativos: as compilações prontas para uso são preparadas para o decodificador Google ADT-3 e o emulador Android para TV.

As atualizações de firmware para dispositivos de consumo, como o Google Chromecast, devem ser lançadas em 2023.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.