antiX 19.3 lançado com correções, atualizações de pacotes e outras melhorias

E foi lançado o antiX 19.3, com correções, atualizações de pacotes e outras melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O antiX é uma distribuição Linux de live CD, leve e fácil de instalar, baseada no ramo “Estável” do Debian para sistemas compatíveis com x86. O antiX oferece aos usuários o “antiX Magic” em um ambiente adequado para computadores antigos.

O objetivo do antiX é fornecer um sistema operacional gratuito, leve, mas totalmente funcional e flexível para iniciantes e usuários experientes do Linux.

Ele deve ser executado na maioria dos computadores, variando entre sistemas PIII de 256 MB com troca pré-configurada e as poderosas caixas mais recentes. Recomenda-se um mínimo de 256 MB de RAM para o antiX.

O instalador precisa de um tamanho mínimo de disco rígido de 2,7 GB. O antiX também pode ser usado como um CD de recuperação de inicialização rápida ou executar “live” em um pendrive, com ou sem armazenamento persistente de arquivos.

Enfim, o antiX é um sistema operacional leve, sem systemd e baseado em Debian para sistemas compatíveis com Intel-AMD x86.

Agora, a equipe de desenvolvedores da distribuição do antiX Linux lançou uma nova versão, antiX 19.3 “Manolis Glezos”. É a terceira iteração da atual série antiX-19.

Novidades do antiX 19.3

antiX 19.3 lançado com correções, atualizações de pacotes e outras melhorias
antiX 19.3 lançado com correções, atualizações de pacotes e outras melhorias

Como o antiX está disponível em quatro versões: Full, Base, Core e Net para computadores de 32 e 64 bits, as novas imagens ISO de todas as variantes incluem correções de bugs, atualizações de pacotes e outras melhorias.

Semelhante à versão anterior, a v19.3 também é baseada no Debian 10 Buster, suportando os sistemas init SysV e Runit. Posteriormente, ele fez backport do firmware mais recente do Debian Sid e adicionou várias atualizações de segurança do Debian upstream.

No entanto, com a inclusão de mais firmware e suporte para hardware novo e antigo, o tamanho das imagens ISO da última versão pontual também aumentou um pouco.

Entre outras atualizações de componentes principais, o antiX-19.3 atualizou seu gerenciador de janelas padrão IceWM da versão anterior 1.6.5 para a versão mais recente de upstream 1.8.3 e o kernel de v4.9.212 para a nova v4.9.235.

Além disso, também incluiu os pacotes de software mais recentes, como Firefox-ESR 78.3.0 e Libreoffice 7.0.2.2. Por último, agora você tem uma ferramenta de troca de Wi-Fi do antiX no antiX-19.3, que permite escolher o gerenciador de Wi-Fi. Por padrão, os gerenciadores de rede ConnMan e Ceni estão disponíveis.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o antiX 19.3

A imagem ISO do antiX 19.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Ou se já estiver usando o sistema operacional da série antiX-19, você pode simplesmente atualizar seu sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.