Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

E finalmente foi anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura. Confira os detalhes desse anuncio.

Não muito tempo atrás, aprendemos que haveria novos padrões USB. Queremos dizer que as especificações impressas na caixa dos acessórios correspondentes mudam.

Agora, a organização USB-IF lançou oficialmente os novos parâmetros do padrão USB4 v2.0. Então, começando com esse padrão, ele se torna mais rápido e altera o sistema de nomenclatura.

Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura
Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

Sabemos que o USB-IF tem usado vários sistemas de nomenclatura. Inicialmente, ele estava usando os termos Full Speed ​​e High Speed. Em seguida, mudou para USB 3.2 Gen1/Gen2/Gen2x2, permitindo que os clientes conheçam as especificações exatas deste ou daquele acessório.

O que mudou no padrão usb?

No entanto, esqueça o que você sabia sobre o padrão USB. A partir do USB4, quase herda o padrão Thunderbolt 3 doado pela Intel. Simplificando, o novo USB4 v2.0 não é uma interface, mas um nome padrão.

A partir de agora, a interface USB terá um sistema de nomenclatura diferente. USB4 v2.0 corresponde a USB 80 Gbps, USB4 corresponde a USB 40 Gbps, USB 3.2 Gen2x2 corresponde a 20 Gbps, USB 3.2 Gen2 corresponde a USB 10 Gbps e USB 3.2 Gen1 corresponde a USB 5 Gbps, etc.

Não haverá alterações para os USB 2.0 e USB 1.0 mais antigos. Eles são muito lentos e presos na ordem de Mbps.

Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura
Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

Portanto, a partir de agora, você deve prestar atenção aos logotipos de embalagem, interface e cabo de dados.

Voltando ao UBS4 2.0 ou USB 80Gbps, devemos notar que a velocidade de transferência dobrou devido à nova arquitetura da camada física baseada no mecanismo de codificação de sinal PAM3 e na linha de dados ativa de 80Gbps recém-definida.

Em cenários de aplicativos específicos, como uma tela 8K de ultra-alta definição, o USB 80 Gbps também pode ser configurado no modo de transferência assíncrona de codificação assimétrica.

Uma vez feito, será de até 120 Gbps em uma direção e 40 Gbps na outra. O primeiro é suficiente para transportar sinais DP 2.0/2.1 UHBR20.

Além disso, o USB 80Gbps atualizou o protocolo de dados e exibição. Por isso, faz melhor uso da largura de banda.

A transmissão de dados suporta alta largura de banda de 20 Gbps e a transmissão de exibição é conectada com DP 2.0 e PCIe 4.0, compartilhando a camada física PHY.

Obviamente, o USB 80 Gbps permanece compatível com versões anteriores. Existe apenas uma interface do USB Type-C.

A propósito, a interface USB Type-C e as especificações da fonte de alimentação PD foram alteradas para acompanhar o ritmo USB de 80 Gbps.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.