Apple iOS 14.5 lançado tornando o rastreamento de dados opcional para todos os apps

E foi lançado o Apple iOS 14.5 tornando o rastreamento de dados opcional para todos os aplicativos. Confira essa e outras novidades.

A Apple lançou o iOS 14.5 e traz algumas mudanças e novos recursos para Apple Podcasts, Siri, Apple Maps e outros aplicativos e serviços.

Apple iOS 14.5 lançado tornando o rastreamento de dados opcional para todos os apps

Apple iOS 14.5 lançado tornando o rastreamento de dados opcional para todos os apps
Apple iOS 14.5 lançado tornando o rastreamento de dados opcional para todos os apps

Esta é também a atualização há muito esperada que traz “transparência de rastreamento” para o iPhone.

Resumindo, isso significa que não apenas os usuários podem escolher se desejam ou não permitir que aplicativos de terceiros rastreiem seus dados em outros aplicativos e sites, mas os usuários terão que clicar explicitamente no botão “permitir” se quiserem habilitar o recurso.

Em outras palavras, o rastreamento de dados agora é um recurso opcional.

A boa notícia é que isso dá aos usuários do iOS muito mais controle sobre sua privacidade. A má notícia é que isso pode ter grandes repercussões para a indústria de publicidade online, que paga por grande parte do conteúdo gratuito da internet.

O Facebook e outras empresas têm tentado convencer a Apple a não fazer essa mudança, posicionando o debate fundamentalmente como uma questão de saber se indivíduos ou anunciantes deveriam pagar pelo que vemos na internet (você paga à Apple um preço premium por uma privacidade? Dispositivo centralizado ou você paga por conteúdo gratuito dando alguma atenção aos anunciantes?)

Claro, também há um argumento a ser feito que a publicidade não precisa ser tão personalizada ou intrusiva. Antes que a publicidade direcionada se tornasse a norma, o Google fazia uma matança ao oferecer publicidade contextual em que os anúncios correspondiam ao conteúdo de um site, não ao histórico de pesquisas e ao comportamento de compra dos leitores na Amazon.

Eu adoraria voltar àqueles dias, mas infelizmente o Facebook e o Google não pediram minha opinião recentemente (ou nunca).

De qualquer forma, com os reguladores europeus (e da Califórnia) promovendo proteções de privacidade mais rígidas para a internet, fabricantes de navegadores discutindo sobre a melhor maneira de eliminar e substituir cookies de terceiros e agora a Apple tornando o rastreamento de dados opcional (e opt-in), será interessante ver o que o futuro reserva para as empresas que ganham dinheiro principalmente com a publicidade online.

Acho que é hora de meu lembrete ocasional de que este site é amplamente financiado por publicidade, mas eu respeito totalmente a decisão de qualquer pessoa que visita este site usando um bloqueador de anúncios por motivos de privacidade, segurança e/ou desempenho.

Mas, como mencionei no início, a privacidade é apenas uma das mudanças no iOS 14.5. Aqui estão algumas das outras:

  • Agora você pode usar um Apple Watch para desbloquear o iPhone enquanto usa uma máscara facial. Basta olhar para o telefone e você receberá um feedback tátil do relógio para informá-lo que nosso telefone foi desbloqueado. Isso requer um iPhone X ou posterior e um Apple Watch Series 3 ou posterior.
  • Siri não tem mais uma voz padrão. Na configuração, agora você pode escolher entre as vozes disponíveis.
  • Existem novos emoji.
  • O Apple Maps nos EUA e na China agora permite que os usuários enviem acidentes, perigos ou radares móveis usando Siri e CarPlay.
  • O novo aplicativo Apple Podcasts está ativo com uma nova IU e suporte para assinaturas de podcast
  • AirTags agora são suportados

Você pode encontrar mais detalhes no anúncio do iOS 14.5 da Apple.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.