Apple tornará o iPad mais parecido com laptops

Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, através de mudanças de software, a Apple tornará o iPad mais parecido com laptops.

A Apple deve anunciar grandes mudanças de software para seus eletrônicos em sua conferência anual de desenvolvedores da WWDC. O evento começará na segunda-feira e durará até 10 de junho.

Como relata o conhecido jornalista da Bloomberg Mark Gurman (Mark Gurman), citando fontes da empresa, em particular, as mudanças de software para o iPad tornarão o tablet mais parecido com um laptop do que um smartphone.

Apple tornará o iPad mais parecido com laptops

Apple tornará o iPad mais parecido com laptops
Apple tornará o iPad mais parecido com laptops

O iPadOS 16 usará uma interface atualizada que facilita ver quais aplicativos estão abertos no momento e alternar facilmente entre as tarefas.

Além disso, os usuários poderão alterar o tamanho das janelas na tela; bem como em um computador comum; bem como obter novas maneiras de trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo.

Pois o iPad responde por cerca de 9% das vendas da Apple anualmente, nos últimos anos esse número aumentou um pouco. Ao mesmo tempo, os usuários há muito exigem uma interface mais semelhante à usada no sistema operacional para laptops.

Além disso, os novos iPads usam o mesmo chipset M1 que alimenta alguns dos laptops da Apple, então não deve demorar muito para transformar tablets em designs semelhantes a laptops.

A interface atualizada do iPad será uma das principais mudanças que farão parte da conferência. Mudanças de software para iPhone, Mac, Apple Watch e Apple TV estão chegando.

As mudanças permitirão aos desenvolvedores criar aplicativos melhores e permitir que a Apple gere ainda mais receita; agora ganhando mais de US$ 20 bilhões anualmente na App Store.

No iOS 16, a Apple também planeja uma série de mudanças, incluindo o aparecimento de widgets na tela de bloqueio, novas funções de áudio e “sociais” serão adicionadas ao messenger integrado.

O macOS atualizará as configurações do sistema e o Apple Watch mudará os “mostradores do relógio”, serão revisados ​​os recursos de condicionamento físico e o modo de economia de energia – agora o relógio mostra apenas a hora quando a bateria está fraca.

As alterações de software também ajudarão a promover o novo hardware. No outono, a empresa pretende lançar quatro novos modelos de iPhone 14; um iPad Pro atualizado, três novos Apple Watches e vários Macs com chipsets M2.

Embora o software seja oficializado em 6 de junho, o lançamento do software provavelmente ocorrerá apenas no outono; e coincidirá com o lançamento de novos eletrônicos da Apple.

No entanto, as versões beta estarão disponíveis para os desenvolvedores já na próxima semana; e versões de teste beta para um pequeno número de usuários ocorrerão no próximo mês.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.