Arch Linux 2020.11.01 lançado com o kernel 5.9 e novos recursos de acessibilidade

E foi lançado o Arch Linux 2020.11.01 com o kernel 5.8.5 e novos recursos de acessibilidade. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Arch Linux é uma distribuição Linux respeitada e conhecida que segue um modelo de release sem interrupção, no qual o usuário instala uma vez e recebe atualizações para sempre.

Além disso, o Arch Linux também gera imagens ISO mensais que contêm todas as atualizações de pacotes enviadas pelos repositórios de software no mês anterior.

Agora, a última versão ISO do BlackArch Linux já está disponível para download como Arch Linux 2020.11.01. Esse primeiro instantâneo do Arch Linux vem com todas as atualizações e correções de segurança de agosto de 2020.

Novidades do Arch Linux 2020.11.01

Arch Linux 2020.11.01 lançado com o kernel 5.9 e novos recursos de acessibilidade
Arch Linux 2020.11.01 lançado com o kernel 5.9 e novos recursos de acessibilidade

Arch Linux 2020.11.01 é a ISO de novembro de 2020 do Arch Linux e é o primeiro a ser alimentado pelo kernel Linux 5.9, um ramo importante que apresenta vários novos recursos e melhorias para melhor suporte de hardware.

Entre alguns dos destaques do kernel Linux 5.9, há uma nova opção rescue=mount e várias melhorias de desempenho para o sistema de arquivos Btrfs, suporte para as instruções FSGSBASE x86, suporte para a arquitetura Unicore, bem como suporte de compressão Zstandard (Zsdt) para construção de kernels x86.

Outras mudanças interessantes incluem gerenciamento aprimorado de memória anônima, reconhecimento de capacidade para o programador de prazo, suporte para reguladores de controlador integrado do Chrome OS, suporte para Intel “Keem Bay” Movidius VPUs e schedutil como regulador de frequência de CPU padrão para ARM e AArch64 (ARM64) arquiteturas.

Além do envio com a série do kernel Linux 5.9 (versão 5.9.2 incluída), o Arch Linux 2020.11.01 Linux também é o primeiro a vir com novos recursos de acessibilidade que ajudam aqueles com necessidades especiais a instalar o Linux em seus computadores.

O primeiro recurso de acessibilidade é visível no segundo item de menu do carregador de inicialização, permitindo que os usuários de leitores de tela inicializem o Arch Linux ISO na BIOS com reconhecimento de voz.

Isso permite que você instale o Arch Linux ou execute a manutenção do sistema com suporte de voz.

Além disso, o bootloader do Arch Linux ISO agora tem um tempo limite padrão de 15 segundos em vez de 10 para permitir que usuários cegos selecionem o item de menu de sua escolha.

Obviamente, se uma tecla de seta for pressionada até que o tempo limite expire, o cronômetro é interrompido, caso contrário, o ISO será inicializado automaticamente se nenhuma tecla for pressionada ou se nenhuma opção for selecionada.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Arch Linux 2020.11.01

Como sempre, os usuários existentes do Arch Linux não precisam fazer o download da nova versão ISO. Para manter suas instalações sempre atualizadas, verifique se você está executando o comando sudo pacman -Syu de tempos em tempos para obter todas as versões de software mais recentes.

A imagem ISO do Arch Linux 2020.11.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.