Archinstall 2.6 lançado com suporte ao Hyprland WM, e mais

E foi lançado o Archinstall 2.6 com suporte ao Hyprland WM, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar.

Archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, tais como o instalador “guided”.

Ele é apenas mais um instalador guiado/automatizado do Arch Linux com um toque diferente. O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ao vivo).

O Archinstall promete enviar um instalador guiado que segue os Princípios do Arch , bem como uma biblioteca para gerenciar serviços, pacotes e outros aspectos do Arch Linux.

O instalador guiado fornecerá opções fáceis de usar ao longo do caminho, mas a palavra-chave aqui é opções, elas são opcionais e nunca serão impostas a ninguém. O próprio instalador guiado também é opcional para uso, se desejado, e não forçado a ninguém.

Agora, o script de instalação archinstall do Arch Linux foi atualizado hoje para a versão 2.6.

Novidades do Archinstall 2.6

Após vários meses de trabalho árduo, os desenvolvedores do Arch Linux lançaram hoje o Archinstall 2.6 como a versão estável mais recente do instalador de modo de texto oficial do Arch Linux que traz vários novos recursos e muitas melhorias.

O Archinstall 2.6 está aqui com suporte para o gerenciador de janelas Wayland dinâmico personalizável Hyprland, suporte para o carregador de inicialização multiprotocolo moderno, avançado e portátil Limine e suporte para espelhos personalizados, finalmente permitindo que os usuários adicionem seus espelhos favoritos.

Outra novidade no Archinstall 2.6 é uma seção de particionamento renovada que foi reescrita, habilitação de /boot e /boot/esp separados via XBOOTLDR no systemd-boot, salvamento mais fácil de arquivos de configuração permitindo o preenchimento de tabulação na entrada do caminho da pasta, bem como suporte para os idiomas estoniano e chinês tradicional.

Obviamente, a nova versão do instalador do Arch Linux também vem com muitas correções de bugs para melhorar o instalador do Arch Linux.

Essas correções melhoram o suporte para o perfil i3 WM, adicionam uma dependência de tempo de execução para dmenu, adicionam melhor suporte para o Sway WM, melhoram a criptografia de disco, tornam o PKGBUILD mais gerenciável e adicionam melhorias no Python 3.11.

Alguns problemas de carregamento de importação e configuração também foram corrigidos no Archinstall 2.6, que também corrige a criptografia de senha para ser definida corretamente, adiciona melhor suporte a FIDO2 e instala corretamente o pacote dkms para NVIDIA e NVIDIA-OPEN ao usar kernels Linux personalizados.

Existem muitas outras correções e pequenas alterações incluídas no Archinstall 2.6, que está disponível para download agora mesmo na página GitHub do projeto ou nos repositórios oficiais do Arch Linux.

Você também o encontrará pré-instalado por padrão no próximo instantâneo ISO do Arch Linux para agosto de 2023 (2023.08.01).

Os desenvolvedores avisam que esta versão vem com alterações importantes em termos de arquivos de configuração e na camada da API, a fim de limpar a terminologia ruim e também separar a lógica do código e os parâmetros uniformes para funções semelhantes.

Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Archinstall

A nova versão do archinstall está agora disponível nos repositórios de software estáveis ​​do Arch Linux se você quiser usá-la na próxima vez que quiser implantar a popular distribuição GNU/Linux em novos computadores.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.