RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

Se você quer ter o RetroPie no Arch Linux, a melhor maneira de instalar é usando o ArchyPie-Setup, um script simples, mas poderoso.

O RetroPie pode ser instalado em computadores desktop? Sim, mas oficialmente e para Linux é suportado apenas em sistemas baseados em Debian. Felizmente, os usuários do Arch Linux também possuem o ArchyPie-Setup.

Porque sim, é claro que no Arch Linux temos tudo o que precisamos para alcançar o mesmo que no RetroPie.

Na verdade, o software funciona principalmente com EmulationStation, RetroArch e outros emuladores, mas o melhor do RetroPie é que ele é instalado e usado.

Se um usuário do Arch Linux instalar o EmulationStation, ele perceberá que não pode fazer nada sem editar manualmente o arquivo de configuração, o que é muito tedioso.

O que o ArchyPie-Setup faz é facilitar as coisas e nos permitir ter o RetroPie no Arch Linux.

RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup
RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

ArchyPie-Setup, um script simples, mas poderoso para instalar o RetroPie no Arch. O uso deste script é muito simples, conforme lemos em seu site oficial.

A única coisa é que, dependendo do computador em que o usamos, a instalação levará tempo, algo compreensível se levarmos em conta que você instalará muitos emuladores “fora da caixa”.

Só precisamos ter o equipamento atualizado, git e rodar o script, o que faremos com estes comandos:
sudo pacman -Syyu
sudo pacman -S git
git clone --depth=1 https://github.com/V0rt3x667/ArchyPie-Setup.git
cd ArchyPie-Setup
sudo ./archypie_setup.sh
Dos acima, o primeiro atualiza os repositórios, necessários para as dependências; o segundo, se não o tivermos, instale o git; o terceiro clona o repositório; com o quarto, entramos na pasta ArchyPie-Setup; e com o quinto lançamos o roteiro.

O que veremos será mais ou menos o que vemos ao instalá-lo no Raspberry Pi: ele constrói e baixa tudo o que é necessário. Quando ele parar de funcionar, basta ir ao menu iniciar e procurar por “rpie”. Ao iniciá-lo, entraremos no EmulationStation e podemos começar a jogar.

Assim como o RetroPie, o ArchyPie-Setup não inclui nenhum jogo ou biografia. Temos que adicioná-los por conta própria.

A pasta é criada em nosso diretório pessoal, e se quisermos movê-la, temos que entrar nas configurações para indicar onde procurar os jogos, roms e outros.

Uma pequena falha se levarmos em conta que podemos jogar RetroPie, com tudo configurado, no Arch Linux, da mesma forma que faríamos no Debian, Ubuntu ou Linux Mint.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.