Ardour 7.3 lançado com suporte VST3 Multi-Bus, e muito mais

E foi lançado o Ardour 7.3 com suporte VST3 Multi-Bus, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, o projeto lançou mais um atualização desse software, o Ardour 7.3, uma atualização de manutenção da série Ardour 7.0 que traz mais melhorias de usabilidade e outras mudanças interessantes para a produção musical.

Novidades do Ardour 7.3

Ardour 7.3 lançado com suporte VST3 Multi-Bus, e muito mais
Ardour 7.3 lançado com suporte VST3 Multi-Bus, e muito mais

Vindo dois meses após o Ardor 7.2, o lançamento do Ardor 7.3 está aqui para introduzir suporte para plug-ins VST3 com vários barramentos de E/S para permitir que os plug-ins de instrumentos tenham saídas adicionais dedicadas, bem como independência da taxa de amostragem para que a taxa de amostragem do hardware de áudio e a amostragem da sessão taxa não precisa mais corresponder.

O Ardor 7.3 também atualiza a interface do usuário para introduzir suporte para pesquisar itens nas caixas de diálogo Preferências globais e Propriedades da sessão, a capacidade de inverter a polaridade de uma região de áudio, trabalhar desfazer/refazer na página de gravação e a capacidade de usar diretamente o MIDI rastreador em portas MIDI físicas.

Sob o capô, esta versão traz suporte para as instruções AVX-512 x86 para melhorar seu desempenho. No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que os binários oficiais do Linux atualmente não incluem esse recurso, que será adicionado na próxima versão, Ardor 7.4.

Outras melhorias incluídas no Ardor 7.3 são o suporte para a caixa de diálogo Quick Export para classificar os marcadores de intervalo por tempo, a capacidade de verificar todas as configurações de canal antes de exportar, tocar o tempo com um teclado MIDI, bem como agrupar as portas do sistema por um prefixo comum (por exemplo, por dispositivo).

“Ao usar PipeWire (ou de outra forma ter vários clientes JACK expondo portas físicas), os índices são ainda menos significativos do que de outra forma (já que diferentes dispositivos podem aparecer em ordem arbitrária). onde esses nomes de pacotes são usados ​​(por exemplo, o menu ao clicar em um IOButton)”, explicaram os desenvolvedores.

Além disso, a caixa de diálogo Configuração do plug-in agora limitará as opções a “estéreo” e “todos” ao carregar um plug-in com mais de duas saídas.

O Ardour 7.3 também melhora o manuseio de solo, o controle do monitor, bem como a função de não redefinir o fader para unidade na seleção para a superfície de controle Faderport 8.

Por fim, vários bugs foram corrigidos nesta versão e várias traduções de idiomas foram atualizadas.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 7.3 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

E se quiser apoiar o desenvolvimento, pague US$ 1,00 ou mais para obter o binário mais recente no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.