Armbian com suporte para o Raspberry Pi 5 já está disponível

E o Armbian com suporte para o Raspberry Pi 5 já está disponível para quem quiser usar nessa versão do RPi.

Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.

Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.

Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.

Agora, o projeto Armbian anunciou hoje que sua distribuição ARM baseada em Debian/Ubuntu está agora disponível para computadores de placa única Raspberry Pi 5 com suporte para ambientes Cinnamon, GNOME, Xfce, KDE Plasma e i3.

Armbian com suporte para o Raspberry Pi 5 já está disponível

Armbian com suporte para o Raspberry Pi 5 já está disponível
Armbian com suporte para o Raspberry Pi 5 já está disponível

Este é um verdadeiro presente de Natal para os fãs do Raspberry Pi, pois agora eles podem instalar uma distribuição GNU/Linux totalmente otimizada no computador Raspberry Pi 5, baseada no Debian 12 ou no Ubuntu 22.04 LTS operando série do sistema.

“Graças à flexibilidade do Armbian Build Framework, adicionamos a capacidade de construir imagens de servidor e desktop para o Raspberry Pi 5”, disse Armbian Linux em um post no X.

A versão Debian está disponível com os ambientes de desktop GNOME, Xfce e Cinnamon pré-instalados. Por outro lado, as imagens baseadas no Ubuntu estão disponíveis nos ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce e Cinnamon, bem como no gerenciador de janelas lado a lado i3.

Edições mínimas e CLI (linha de comando) também são fornecidas para os sabores Debian Bookwork e Ubuntu Jammy sem um ambiente gráfico.

Eles são direcionados àqueles que criam um sistema Armbian personalizado para seus dispositivos Raspberry Pi 5 com um ambiente gráfico diferente ou sem ele.

Ao executar o Armbian pela primeira vez, você será solicitado a inserir uma senha root (administrador do sistema), escolher um shell (Bash ou ZSH), criar um nome de usuário padrão, conectar-se a uma rede Wi-Fi (se disponível), também como definir o idioma e o fuso horário do sistema.

E tudo isso é feito em um ambiente de modo texto.

As compilações do Raspberry Pi 5 são baseadas na versão mais recente do Armbian Linux 23.11, que chegou no mês passado em 29 de novembro de 2023, com suporte para a série de kernel Linux 6.6 LTS, suporte para novos dispositivos, gerenciadores de login adaptativos para todos os ambientes gráficos suportados e outras mudanças.

Sem mais delongas, se quiser instalar o Armbian Linux em seu computador Raspberry Pi 5, você pode baixar as imagens pré-construídas agora mesmo no site oficial.

Todas as imagens pré-construídas são alimentadas pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo, mais especificamente pelo kernel Linux 6.1.68.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.