Arquitetura RISC-V agora é oficialmente suportada pelo Debian

O Projeto Debian anunciou que a arquitetura RISC-V agora é oficialmente suportada pelo Debian, começando com o Debian “Trixie”.

O RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA) enraizada nos princípios do computador com conjunto reduzido de instruções (RISC).

O RISC-V é único, até mesmo revolucionário, porque é um ISA comum, livre e de código aberto para o qual o software pode ser portado, o hardware pode ser desenvolvido e os processadores podem ser construídos para suportá-lo.

Aagora, o Projeto Debian anunciou que a arquitetura de hardware RISC-V (riscv64) é oficialmente suportada pelo sistema operacional Debian GNU/Linux.

Arquitetura RISC-V agora é oficialmente suportada pelo Debian

Arquitetura RISC-V agora é oficialmente suportada pelo Debian
Até o momento, o Debian era oficialmente suportado em arquiteturas de hardware de 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64 bits Little Endian (mips64el), MIPS 32 bits Little Endian (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).

Se você quisesse executar o Debian GNU/Linux na arquitetura RISC-V, uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA) de código aberto baseada nos princípios estabelecidos de computação de conjunto reduzido de instruções (RISC), você teria que contar com uma porta Debian para hardware RISC-V little-endian de 64 bits executando o kernel do Linux.

Não mais, já que a arquitetura RISC-V (riscv64) agora é oficialmente suportada e você pode navegar pelo arquivo aqui ou se quiser adicioná-lo ao seu arquivo sources.list.

No entanto, o RISC-V está disponível apenas para as suítes Debian Sid (Unstable) e Debian Experimental e o arquivo está quase vazio no momento da escrita.

Aurelien Jarno disse que:

“Nosso próximo passo é construir um conjunto mínimo de ~90 pacotes fonte usando o arquivo debian-ports e então importá-los para o arquivo oficial. Esses pacotes serão assinados com uma chave GPG especial usando [email protected] como endereço de e-mail, permitindo um rastreamento fácil.”

Se tudo correr conforme o planejado, poderemos ver o RISC-V como uma arquitetura oficialmente suportada, começando com o próximo grande lançamento do Debian GNU/Linux, o Debian 13 “Trixie”, que será lançado em junho de 2025.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.