Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024

E Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024, um desktop compacto para jogos. Confira os detalhes do que foi divulgado sobre ele.

Pouco depois de a Intel anunciar que estava encerrando seu negócio de computadores NUC no verão passado, a Asus revelou que havia adquirido uma licença não exclusiva para continuar vendendo e oferecendo suporte a produtos NUC existentes, bem como desenvolvendo novos.

Agora parece que a empresa revelou que está planejando lançar o primeiro ROG NUC, que deverá ser um computador compacto para jogos comercializado sob a marca Republic of Gamers (ROG) da empresa.

A Asus postou apenas um breve teaser nas redes sociais até agora, mas a empresa planeja revelar oficialmente o computador em 8 de janeiro, durante seu evento de imprensa ROG CES 2024.

Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024

Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024
Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024

Sim. Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024. Não há informações sobre processador, gráficos, memória, armazenamento ou outros recursos importantes.

Dado que este é um dispositivo da marca NUC, parece seguro assumir que ele terá um processador Intel, mas não se sabe se isso significa que estamos olhando para um sistema com processador Meteor Lake e gráficos integrados Intel Arc, ou um computador com um chip Raptor Lake Refresh e gráficos discretos.

O que podemos dizer pelo vídeo teaser é que o primeiro ROG NUC terá iluminação RGB e um conjunto de portas que inclui pelo menos uma porta Thunderbolt, uma porta HDMI, duas portas USB Tipo A, um conector de áudio de 3,5 mm e o que parece ser uma porta Ethernet RJ45.

Devemos descobrir mais sobre o design físico, seleção de portas, especificações e opções de expansão do ROG NUC em 8 de janeiro.

Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024
Asus apresentará o primeiro ROG NUC na CES 2024

Embora a Asus descreva corretamente o sistema como o primeiro ROG NUC, não é o primeiro NUC construído para jogos. A Intel atua neste território há anos, começando com o lançamento do Intel “Skull Canyon” NUC em 2016.

Esse modelo ostentava um processador Intel Core i7-6770HQ quad-core de 45 watts e 6ª geração com Intel Iris Pro 580 integrado gráficos.

Nos anos seguintes, a Intel lançou o Hades Canyon (com chips Intel Core de 8ª geração e gráficos AMD Radeon RX Vega M), antes de passar para um chassi maior de 5 litros e um design modular para seu Ghost Canyon, Beast Canyon e Dragon. Canyon NUCs com chips de 9ª, 11ª e 13ª geração e suporte para gráficos discretos.

Agora que a Intel não está mais fabricando sistemas NUC, não está claro se a Asus planeja continuar usando os formatos existentes ou se a empresa irá se ramificar em designs totalmente novos.

Mas dado que a Asus só lida com a marca NUC há cerca de meio ano, meu palpite é que aquilo que a Asus chama de ROG NUC provavelmente está em desenvolvimento desde antes da Intel entregar a marca NUC à Asus.

Portanto, eu não ficaria surpreso se o Asus ROG NUC fosse um mini PC Asus ROG com o nome NUC ou um Intel NUC com o nome Asus ROG anexado. Não que isso realmente importe muito. Será interessante ver se seu design se baseia mais em seus antecessores ROG ou NUC.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.