Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts

Segundo informações da própria fabricante, o futuro Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts e chegará em breve.

A Intel ainda não lançou oficialmente sua linha de processadores “Meteor Lake” de 14ª geração, mas já estamos começando a ver computadores alimentados pelos chips de próxima geração.

A MSI exibiu um laptop com um processador Meteor Lake na Computex esta semana. E a Asus incluiu um Meteor Lake Mini PC em um folheto de produto recente (PDF).

Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts

Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts
Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts

O próximo mini PC Asus ExpertCenter PN65 é um computador de 130 x 120 x 58 mm (5,1″ x 4,7″ x 2,3″) que estará disponível com um processador Intel Core de 14ª geração de 28 watts.

Por fora, o computador parece bastante idêntico ao ExpertCenter PN64-E1 que a Asus apresentou no início deste ano. Mas sob o capô, a empresa fez algumas mudanças. O novo modelo suportará memória DDR5-5600 (acima de DDR5-4800). E contará com processadores Intel de última geração.

Embora provavelmente tenhamos que esperar um pouco por nomes de processadores e conjuntos de recursos específicos, parece provável que os processadores farão parte da linha de chips Intel Core P-series, projetados para laptops finos e leves. ou computadores desktop compactos como o PN65.

Os chips Intel Core P-series de 13ª geração apresentam 14 núcleos e 20 threads (com 6 núcleos de desempenho e 8 núcleos de eficiência) e gráficos integrados Intel Iris Xe.

É provável que os chips de 14ª geração continuem com essa tendência, mas também sabemos que eles também terão uma nova unidade de processamento de visão (VPU) para visão computacional acelerada por hardware e outras tarefas de IA.

De acordo com o folheto do produto, o Asus ExpertCenter PN65 terá dois slots SODIMM com suporte para até 64 GB de memória total (32 GB por slot) e suporte para até três dispositivos de armazenamento graças a dois slots M.2 2280 para PCIe Gen 4 armazenamento e um compartimento de unidade de 2,5 polegadas com suporte para um disco rígido de 7 nm ou SSD.

As portas incluem:

  • 1 x Ethernet de 2,5 GbE
  • 2 x HDMI
  • 2 x USB 3.2 Gen 2 tipo C
  • 3 x USB 3.2 Gen 2 tipo A
  • 1 x áudio de 3,5 mm
  • 1 x entrada de alimentação CC

Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts
Asus ExpertCenter PN65 usará chips Intel Meteor Lake de 28 watts

Pelo menos uma das portas USB-C suporta o modo DisplayPort 1.4 Alt e também há uma seção de porta configurável que permite aos clientes escolher uma porta HDMI, DisplayPort, VGA ou Ethernet adicional.

Curiosamente, não há menção a nenhuma porta Thunderbolt 4, embora o PN64-E1 tenha uma. Eu não ficaria surpreso se uma ou mais dessas portas USB-C acabassem sendo portas Thunderbolt, mas por enquanto estou levando a folha de especificações pelo valor de face.

A Asus também oferecerá duas opções de placas wireless: Intel AX201 ou AX210. O primeiro suporta WiFi 6 e Bluetooth 5.2, enquanto o último suporta WiFi 6E e Bluetooth 5.2.

Os detalhes de preço e disponibilidade ainda não foram anunciados, mas como a Intel não deve lançar seus processadores Meteor Lake até o segundo semestre do ano, provavelmente teremos que esperar pelo menos um pouco para descobrir esses detalhes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.