Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas

Conheça o Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas. Confira os detalhes desse dispositivo.

A maioria dos dispositivos de consumo com telas E Ink é projetada para ler eBooks e outros documentos, mas um número crescente desfoca as linhas entre um eReader e um tablet graças a recursos como suporte para entrada de caneta.

E agora que as telas coloridas E Ink são uma coisa, essa linha está ficando ainda mais borrada.

O último exemplo? O Bigme inkNote Color é um tablet de 10,3 polegadas com suporte para caneta e entrada de toque.

Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas

Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas
Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas

Ele vem com o Android 11, completo com acesso à Google Play Store e possui 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Mas em vez de um display LCD ou OLED, ele possui uma tela colorida E Ink Kaleido 2.

Isso significa que você obtém todos os prós e contras que vêm com a tecnologia de exibição de papel eletrônico da E Ink.

A tela é um display legível à luz do sol de alto contraste que só consome energia quando a imagem é atualizada. Isso significa que você pode exibir uma imagem estática ou texto indefinidamente, mesmo que o tablet fique sem energia.

E você não deve ter problemas para ler ao ar livre ou em outros ambientes claros, onde você veria brilho em uma tela típica de smartphone ou tablet.

Mas isso também significa que a tela tem uma taxa de atualização muito mais lenta. Ele suporta milhares de cores em vez de milhões. E as cores podem não parecer tão vibrantes quanto em outros monitores.

E isso torna o inkNote Color uma boa escolha para ler eBooks, fazer anotações em documentos, fazer anotações ou talvez até navegar na web… mas um ajuste ruim para assistir a vídeos ou jogar.

Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas
Bigme inkNote Color, um tablet Android com tela E Ink colorida de 10.3 polegadas

Devido à maneira como a tecnologia de exibição colorida Kaleido da E Ink coloca um filtro de cores em uma tela em escala de cinza, você também perde alguma resolução ao visualizar o conteúdo colorido.

O inkNote Color tem uma tela de 10,3 polegadas, 1872 x 1404 pixels com densidade de 226 pixels por polegada quando você está visualizando conteúdo em preto e branco. Mas mude para cor e isso cai para 936 x 702 pixels (117 ppi) no modo de cor.

Bigme oferece quatro “modos de velocidade de tela” diferentes, que permitem sacrificar um pouco de clareza para uma taxa de atualização mais alta para rolagem mais suave ou outras animações.

E há uma luz frontal ajustável que o ajudará a ver a tela em ambientes escuros ou pouco iluminados.

O tablet possui um processador octa-core de 2,3 GHz não especificado, uma câmera traseira de 8MP e uma câmera frontal de 5MP. Bigme observa que isso torna o inkNote Color o primeiro tablet E Ink a apresentar câmeras frontal e traseira.

Suspeito que usar o visor seja um pouco trabalhoso em uma tela de tinta E, e as chamadas de vídeo provavelmente parecerão horríveis. Mas certamente faz com que o inkNote Color pareça mais um tablet do que apenas um dispositivo de leitura/anotações.

Você também pode usar as câmeras como uma espécie de scanner de documentos, graças ao suporte para reconhecimento óptico de caracteres, que pode converter texto em imagens em texto.

Há também suporte de texto para fala, permitindo que você dite notas em 31 idiomas diferentes. E há reconhecimento de caligrafia, permitindo que você também converta em texto notas escritas usando a caneta digital sensível à pressão incluída.

O Thee Bigme inkNote Color possui um corpo de alumínio, alto-falantes duplos, um conjunto de 4 microfones, um sensor de impressão digital na lateral do dispositivo e um leitor de cartão microSD.

Há também um slot para cartão SIM e a página do produto menciona suporte para redes celulares 4G, mas suspeito que o suporte à banda de rede seja limitado na América do Norte.

Bigme diz que o tablet estará disponível em breve com um preço de varejo esperado de US$ 699.

Mas um número limitado de clientes “Super Early Bird” pode fazer um depósito de U$ 1 para ter a oportunidade de pegar um por US$ 399 quando estiver à venda.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.