Binários ARM64 do Firefox para Linux já estão disponíveis

Para a alegria dos usuários dessa arquitetura, os binários ARM64 do Firefox para Linux já estão disponíveis para download.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

E, agora, a espera está quase acabando para quem deseja baixar o navegador Firefox como binários para a arquitetura ARM64 (AArch64) no Linux, já que a Mozilla anunciou recentemente que o Firefox Nightly agora está disponível como binários ARM64 para sistemas Linux.

Binários ARM64 do Firefox para Linux já estão disponíveis

Binários ARM64 do Firefox para Linux já estão disponíveis
Sim. Depois de lançar os pacotes DEB oficiais do Firefox para distribuições baseadas em Ubuntu/Debian, a Mozilla agora planeja oferecer binários AArch64 oficiais para download para seus usuários Linux (finalmente!).

Para usuários do Raspberry Pi, esse foi um dos principais bloqueadores do uso de certas distros que acompanham uma versão mais antiga do Firefox.

A notícia ainda melhor é que os binários ARM64 do Firefox para Linux estão disponíveis como arquivos para download no formato tar.bz2 no site da Mozilla (você pode experimentá-los aqui) e como pacotes DEB para sistemas Ubuntu/Debian, que você pode instalar em seu Distribuição AArch64 usando estas instruções para o pacote firefox-nightly.

Novamente, os binários ARM64 do Firefox são oferecidos apenas para o Firefox Nightly, uma versão alfa do navegador da web.

Embora a Mozilla esteja confiante na qualidade do Firefox na arquitetura AArch64, eles ainda estão no processo de incorporar testes abrangentes na integração contínua e no pipeline de lançamento do Firefox e querem seu feedback.

A Mozilla disse que:

“Nós encorajamos você a baixar os novos binários AArch64 Firefox Nightly, testá-los e compartilhar suas descobertas conosco. Ao usar essas compilações e relatar quaisquer problemas, você está capacitando nossos desenvolvedores para melhor suporte e testes nesta arquitetura, levando a um Firefox estável e confiável para ARM64.”

Se você decidir baixar os binários ARM64 do Firefox em sua distribuição Linux, não hesite em relatar quaisquer bugs ou problemas que encontrar no sistema de rastreamento de bugs da Mozilla.

Assim como você, mal posso esperar que os binários AArch64 sejam oferecidos no canal de lançamento estável do Firefox, o que pode acontecer ainda este ano.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.