Blender 2.81 lançado com um back-end NVIDIA OptiX e mais

E foi lançado o Blender 2.81 com um back-end NVIDIA OptiX e mais. Confira essa e outra novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Blender 2.81 lançado com um back-end NVIDIA OptiX e mais
Blender 2.81 lançado com um back-end NVIDIA OptiX e mais

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

No final de julho, a Blender Foundation lançou a última grande atualização do software de edição de imagens em 3D, modelagem etc. que eles desenvolvem.

Foi a versão 2.80 que, embora não tenha alterado o primeiro número, incluiu muitas novidades pendentes. Agora, quase quatro meses depois, eles lançaram o Blender 2.81, que é o primeiro lançamento de manutenção desta série.

Novidades do Blender 2.81

Essa atualização não inclui recursos excelentes como a versão lançada anteriormente, mas traz algumas melhorias.

Entre as mudanças mais importantes que vêm com o Blender 2.81, temos um back-end NVIDIA OptiX para uso em GPU RTX/Turing para obter desempenho de renderização mais rápido que o back-end CUDA/OpenCL, suporte para Intel Open Image Denoise, suporte para Subdivisão adaptável para Cycles, novas ferramentas Sculpt, melhorias no contorno e melhores ferramentas nos pincéis.

Como é o primeiro lançamento de manutenção desta série, a Blender Foundation diz que incluiu mais de mil correções nesta versão:

O item mais notável dessa atualização é a revisão das ferramentas de escultura, o suporte ao rastreamento de raios NVIDIA RTX nos Cycles, a remoção de ruído do Intel Open Image, um perfil melhor, um novo navegador de arquivos e muito mais.

Lembramos que o Blender 2.80 já chegou com mudanças notáveis, dentre as quais tivemos alterações na interface que tornam o software mais intuitivo, melhorias na seleção que agora podem ser usadas em telas sensíveis ao toque ou com caneta, novos modelos ou um novo mecanismo de renderização que eles chamaram Eevee e é baseado na representação física que tem a particularidade de gerenciar a visualização da cena no editor e a representação da cena para o produto final.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 454
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.