Blender 3.3 LTS lançado com suporte para gráficos Intel Arc

E foi lançado o Blender 3.3 LTS com suporte para gráficos Intel Arc, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 3.3 LTS.

Novidades do Blender 3.3 LTS

Blender 3.3 LTS lançado com suporte para gráficos Intel Arc
Blender 3.3 LTS lançado com suporte para gráficos Intel Arc

O Blender 3.3 está aqui exatamente três meses após o Blender 3.2 e traz muitas mudanças, começando com suporte para gráficos Intel Arc, que requerem driver Linux Intel 22.26.23570 ou mais recente, AMD GPU Rendering para placas gráficas Vega, como Radeon VII, Radeon Série RX Vega e Radeon Pro WX 910, no Linux, um novo espaço de cores Filmic sRGB para imagens, bem como um novo fluxo de trabalho de cabelo usando um novo objeto de curvas.

Esta é uma versão LTS (Long-Term Support) que será suportada com atualizações de manutenção pelos próximos 2 anos como parte do programa Blender LTS.

A interface do usuário do Blender 3.3 foi atualizada com campos de texto que mostram candidatos em mais situações, barras de rolagem sempre visíveis, layout aprimorado das configurações da interface do usuário do navegador de arquivos nas Preferências, bem como desempenho aprimorado dos modos de exibição View Layer e Library Overrides.

Esta versão implementa um operador “Image from Plane Marker” que cria ou atualiza o bloco de dados de imagem a partir de pixels vistos pelo marcador de plano, implementa o pré-preenchimento de dados de rastreamento de movimento para nós do compositor, adiciona fator de mesclagem de máscara para sobreposição combinada e visibilidade de spline de máscara opção de sobreposição, adiciona um método de filtro para transformar em tira e adiciona um novo sistema de retemporização ao Sequencer.

Os editores Timeline e Dopesheet foram atualizados no Blender 3.3 para exibir os keyframes do Grease Pencil, assim como o modo Action do Dopesheet, que agora mostra as propriedades personalizadas ativas da Action.

No Blender 3.3 LTS, o Grease Pencil recebeu o menu de seleção de material usando a tecla U no modo Sculpt, um novo parâmetro modificador de ruído que permite definir quando o padrão de ruído aleatório muda e alterar o ruído nos quadros-chave, um novo modo de pingue-pongue para o modificador de deslocamento de tempo, bem como como um monte de novas funcionalidades de LineArt, incluindo novo cálculo de contorno de sombra e luz, nova funcionalidade de silhueta e prioridade de interseção.

O Blender 3.3 também adiciona novos recursos à área de modelagem, incluindo uma nova propriedade no operador Shade Smooth para habilitar Auto Smooth, um novo método de encaixe que ajusta a geometria transformada à Face mais próxima, qualidade UV e fluxo de trabalho aprimorados e a capacidade de usar a superfície modificador deformar quando a malha alvo aumenta o número de vértices.

O suporte para empacotar conjuntos de textura UDIM em arquivos .blend agora é suportado na nova versão do Blender, que adiciona um operador para duplicar a camada de atributo de cor ativa, adiciona um modo elástico às ferramentas de transformação, adiciona novos ícones para as ferramentas de corte e significativamente melhora o desempenho do desenho ao esculpir com o EEVEE ativado.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Blender 3.3 melhora o desempenho do software ao importar arquivos Alembic, OBJ ou USD que contêm grandes quantidades de objetos, adiciona suporte para presets ao operador de exportação, adiciona suporte para importação e exportação de cores de vértice .obj e adiciona um importador experimental STL (.stl) escrito em C++ que é até 8x mais rápido que o do Python.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.