Os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito

Se você nunca gostou disso, alegre-se, pois os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito. Confira os detalhes dessa mudança.


O Ubuntu moveu seus botões de controle de janela – você sabe, os botões minimizar, maximizar e fechar – do lado direito para o lado esquerdo das barras de título da janela em 2010. Isso deveria promover uma “inovação” que nunca aconteceu. Agora, que a Canonical desistiu do Unity, os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito.

Os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito
Os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito

Esta não é uma crítica, realmente, mover os botões de volta à direita faz todo sentido. Na verdade, eles provavelmente nunca deveriam ter ido para a esquerda.

Porque os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito

Tradicionalmente, boa parte dos desktops Linux tinham botões de barra de título de janela no lado direito da janela, como no Windows. Em 2010, o fundador da Ubuntu Mark Shuttleworth, decidiu que isso deveria mudar e os botões passariam a ficar no lado esquerdo da barra de título da janela, como no sistema dos Macs.

Terminando uma discussão sobre isso no projeto de rastreamento de problemas do Launchpad do Ubuntu, Shuttleworth explicou: “Nossa intenção é incentivar inovação, discussão e design com o lado direito da barra de título da janela. Nós temos algumas idéias, e outras já estão surgindo na comunidade “.

Eventualmente, à medida que o projeto Unity evoluiu, tornou-se até impossível que os usuários alterassem o lado dos botões de gerenciamento de janela através de configurações ocultas.

O que aconteceu com tudo isso “Inovação e design”?

Se você usou o Ubuntu desde 2010, é fácil imaginar o que aconteceu com essa “inovação”. Ela nunca foi a qualquer lugar, e é difícil imaginar como os botões da janela no lado esquerdo da tela iriam melhorarar a experiência de uso da área de trabalho.

No entanto, uma das postagens do blog de Mark Shuttleworth a partir de 2010 explica o que deveria acontecer. Unity já tem “indicadores de desktop”, que aparecem no painel no canto superior direito da tela. Isso funciona como pequenos ícones de notificação, e é a coisa mais próxima da bandeja do sistema no Windows.

O Unity deveria ganhar “window indicators“, ou “windicators”, que apareceriam no canto superior direito de cada barra de título da janela. Como um esforço para “banir a barra de status”, as informações de status e as opções apareceriam no canto superior direito da janela.

Quando você maximiza uma janela, os indicadores da janela se mesclam com os indicadores da área de trabalho no painel principal. Esta é uma ideia realmente interessante, e definitivamente teria justificado a escolha do Ubuntu. No entanto, como muitos outros grandes recursos prometidos que agora foram cancelados, nunca aconteceu.

Em uma postagem do wiki do Ubuntu sobre o plano foi atualizada pela última vez em 2011. A dificuldade de obter uma série de aplicativos que funcionam em uma variedade de distribuições e ambientes de desktop Linux para implementar recursos exclusivos do Ubuntu, foi certamente uma parte do problema.

Tecnicamente, essa era apenas uma ideia que poderia ter acontecido – mas não aconteceu, assim como nenhum outro plano para o lado direito da barra de título da janela vingou.

Mas tudo isso agora é passado, e muitas coisas aconteceram depois disso. Agora, em 2017, o projeto Ubuntu desistiu de colocar o sistema em celulares, tablets, TVs e toda a experiência de desktop “convergente”. Unity 8 e o servidor de exibição Mir estão praticamente mortos e possivelmente nunca verão a luz do dia em desktops. O Unity 7 está sendo eliminado e será substituído por uma área de trabalho padrão do GNOME Shell em desktops Ubuntu. A Canonical está se concentrando mais no Ubuntu para servidores e a nuvem – a área que realmente faz dinheiro.

Como os desenvolvedores do Ubuntu trabalham para mudar para o GNOME Shell, eles agora decidiram mover os botões de volta para a direita. O desenvolvedor do Ubuntu Didier Roche explicaque o Ubuntu 17.10 terá uma dock sempre visível à esquerda e os botões da janela estarão à direita. segundo ele: “Essa visão é mais compatível com ter uma dock sempre visível por padrão, enquanto segue mais de perto o design do GNOME para a colocação de botões”.

Na verdade, os desenvolvedores do Ubuntu querem minimizar as mudanças que eles têm para fazer para o GNOME, e por uma boa razão. Quaisquer grandes mudanças significam um trabalho mais contínuo para esses desenvolvedores, pois eles terão que corrigir suas alterações sempre que tiver atualizações do GNOME.

O verdadeiro motivo pelo qual isso está acontecendo é chamado de “decoração do lado do cliente. Aplicativos (clientes) desenham suas próprias barras e botões de título da janela. Isso foi anteriormente manuseado pelo gerenciador de janelas. Graças a essa mudança, os desenvolvedores do Ubuntu teriam que modificar um monte de aplicativos e, em seguida, mantê-los à medida que foram atualizados.

Seria loucura fazer isso por conta própria por muito tempo e sempre fez mais sentido para o Ubuntu acompanhar o fluxo e ficar com o que o GNOME e o resto do mundo de desktop Linux está fazendo. E quando o Ubuntu decidiu abandonar Unity e mudar para o GNOME, essa decisão se tornou inevitável.

Mas não se preocupe, não há nenhuma desvantagem real na mudança dos botões de gerenciamento de janela de volta para a direita.

Infelizmente, a inovação nunca aconteceu, e agora, os botões da janela do Ubuntu estão voltando para o lado direito e os usuários do Ubuntu terão que se familiarizar com os botões à direita novamente. E é isso.

Se você não gosta da posição dos botões das janelas, veja como fazer para alterar a posição dos botões da janela no Ubuntu, deixe do jeito que você realmente quer, usando o tutorial abaixo.

Como alterar a posição dos botões da janela no Ubuntu

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.