Budgie 10.5.2 lançado com suporte para a pilha GNOME 3.38 e mais

Foi lançada uma nova versão do ambiente de trabalho de código aberto Budgie, o Budgie 10.5.2. Conheça as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.

Ele é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3. Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.

Vale lembrar que o Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.

Agora, o mantenedor do Solus, Joshua Strobl, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do ambiente de desktop Budgie 10.5.2, uma atualização de manutenção que traz muitas melhorias e alguns novos recursos.

Novidades Budgie 10.5.2

Budgie 10.5.2 lançado com suporte para a pilha GNOME 3.38 e mais
Budgie 10.5.2 lançado com suporte para a pilha GNOME 3.38 e mais

Budgie 10.5.2 chega com uma ampla gama de mudanças, começando com o suporte para a pilha GNOME 3.38 mais recente do Projeto GNOME.

No entanto, Budgie ainda suporta a pilha GNOME 3.36 mais antiga para tornar mais fácil para os mantenedores do SO Linux transportá-la para sistemas operacionais mais antigos.

A maior novidade nesta versão é a nova implementação de ícones da área de trabalho chamada Budgie Desktop View. Embora seja uma versão inicial, ele já oferece suporte a um único (padrão) ou duplo clique para lançar itens.

No entanto, as versões futuras trarão suporte para arrastar e soltar, navegação por teclado e suporte para GTK4.

Budgie 10.5.2 também traz um miniaplicativo de som redesenhado que torna mais fácil para os usuários silenciarem o áudio, um miniaplicativo de menu Budgie aprimorado que não mostra mais categorias vazias e classifica os nomes de categorias em ordem alfabética, bem como um miniaplicativo de bandeja do sistema completamente renovado que agora permite que você defina o espaço entre os ícones.

O miniaplicativo Icon Tasklist também foi aprimorado e agora suporta a inicialização de aplicativos usando o botão do meio e clique duplo.

Além disso, o miniaplicativo agora oferece um comportamento mais consistente da Lista de Tarefas de Ícones e dos Botões de Ícones individuais, entre vários outros aprimoramentos.

Para completar, as configurações do Budgie Desktop foram atualizadas para fornecer aos usuários um botão dedicado para remover um painel na lista de miniaplicativos do painel e para remover a opção de desativar a caixa de diálogo de confirmação de remoção do painel.

Finalmente, o centro de notificação Raven no Budgie 10.5.2 recebeu uma nova opção que permite escolher sua localização na tela como esquerda ou direita.

Claro, também existe um comportamento “Automático”. Melhorias menores também foram implementadas no alternador de aplicativos de Budgie, que agora oferece suporte a layouts de teclado e mapeamentos mais personalizados, bem como a caixa de diálogo Executar, que agora pode verificar palavras-chave para pesquisa aprimorada.

Obviamente, existem inúmeras correções de bugs e você pode ler tudo sobre eles na página de anúncio de lançamento.

Como instalar o ambiente Budgie Linux

Enquanto isso, se você estiver usando Solus, vá em frente e atualize seu desktop Budgie para a versão 10.5.2. Se você estiver usando o Budgie em outra distribuição, ele deve estar disponível lá também nos próximos dias.

ou

Para instalar o Budgie no Linux, dê uma olhada nos seguintes tutoriais.
Como instalar o ambiente Budgie no Arch Linux e derivados
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.