Calamares 3.3.2 lançado com compatibilidade com Qt 6, e mais

E foi lançado o Calamares 3.3.2 com compatibilidade com Qt 6, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.

Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.2, uma versão que apresenta novos recursos para sistemas Linux usando o sistema de arquivos Btrfs.

Novidades do Calamares 3.3.2

Calamares 3.3.2 lançado com compatibilidade com Qt 6, e mais
Calamares 3.3.2 lançado com compatibilidade com Qt 6, e mais

O Calamares 3.3 foi lançado em meados de dezembro de 2023 como uma atualização importante trazendo muitos novos recursos, como um módulo zfshostid para copiar /etc/hostid gerado por ZFS, suporte para criptografia de disco LUKS ou LUKS2 no módulo de partição, suporte para um nome de kernel configurável em o módulo Dracut, bem como UI modernizada para os módulos Teclado e Locale.

Agora, o Calamares 3.3.2 chega pouco mais de um mês após a atualização Calamares 3.3.1, que trouxe reorganização de código interno, compilações simples do Ubuntu para a lista de CI, mais contexto para strings em todos os lugares, bem como mais algumas opções para o Display Manager configuração do módulo para greetd.

Calamares 3.3.2 melhora a compatibilidade do Qt 6 portando o código QML de suporte ao Slideshow para a estrutura de aplicativo de código aberto Qt 6 mais recente, enquanto remove a compatibilidade com versões do Qt anteriores ao Qt 5.15.5 LTS.

Esta é uma ótima notícia para as distribuições que lançarão o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6 e outros desktops baseados em Qt 6, pois agora o Calamares 3.3 é totalmente compatível com os frameworks Qt 6 e KDE Frameworks 6 mais recentes.

Esta versão também melhora o particionamento manual, corrigindo um bug do fstab que faz com que o Btrfs bagunce o layout da partição e atualiza o módulo Partition para também definir partições não criptografadas quando a criptografia é usada.

Por fim, Calamares 3.3.2 adiciona suporte para configurar o gerenciador de conexões de rede NetworkManager com as configurações NetPlan do sistema ativo em sistemas habilitados para NetPlan, como Ubuntu Linux.

Para saber mais sobre essa versão do Calamares, acesse a nota de lançamento.

Obtendo o Calamares mais recente

A maioria das distribuições GNU/Linux que usam Calamares como instalador gráfico padrão já estão usando esta versão. Se você é um mantenedor da distribuição Calamares, você pode baixar a versão Calamares 3.3.2 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Os usuários do Linux poderão aproveitar esses recursos na próxima vez que instalarem sua distribuição GNU/Linux favorita usando o instalador gráfico universal Calamares, como KaOS, Lubuntu, Kubuntu e outros.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.