Canaima 7 Imawari lançado com Kernel 5.10.0.9, e muito mais

E foi lançado o Canaima 7 Imawari com Kernel 5.10.0.9, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Canaima GNU/Linux é a interessante distribuição venezuelana de Software Livre, baseada na distribuição mãe Debian GNU/Linux.

Isso porque é uma das poucas distribuições no mundo, que tem suporte oficial de um Estado (Governo), e é amplamente utilizada em computadores de trabalho, estudo e domésticos.

Além disso, foi realmente um anúncio muito esperado por todos os envolvidos e interessados, pois a versão 6.0 basicamente nunca foi lançada oficialmente e muitos ainda usam a versão 5.0 para tudo.

Novidades do Canaima 7 Imawari

Canaima 7 Imawari lançado com Kernel 5.10.0.9, e muito mais
Canaima 7 Imawari lançado com Kernel 5.10.0.9, e muito mais

Explorando seu site oficial renovado e reabilitado, podemos extrair as seguintes notícias gerais sobre este tão esperado lançamento:

  1. Canaima GNU/Linux continua sendo uma distribuição de Software Livre que pode ser compartilhada, baixada e usada sem quaisquer restrições.
  2. Um de seus principais objetivos é ser empregada, principalmente nos computadores da Administração Pública Nacional de seu país de origem (Venezuela), tanto nas áreas administrativas quanto no setor educacional.
  3. Ele inclui um tema visual novo e bonito nos ambientes de desktop GNOME, XFCE e KDE Plasma. Totalmente adaptado à nova marca da referida Distribuição.
  4. Para edições (sabores) com GNOME e KDE está disponível para computadores de 64 bits. Enquanto, para edição com XFCE, está disponível para 64 e 32 bits.
  5. Ele incorpora o ZSH (Z shell) como um novo Shell, em vez do tradicional Bash Shell. Porque o ZSH é uma versão estendida do Bourne Shell (sh), que inclui recursos modernos, suporte a plugins e temas e muito mais. O que beneficiará os usuários.

Canaima 7 Imawari lançado com Kernel 5.10.0.9, e muito mais
Canaima 7 Imawari lançado com Kernel 5.10.0.9, e muito mais

Por enquanto, e provavelmente devido ao anúncio recente, não há mais informações sobre as novidades e quais aplicativos estão instalados, e em qual número de versão.

Mas com base nos betas, o sistema traz o seguinte:

  • É baseado no Debian-11 (Bullseye).
  • Usa o Kernel 5.10.0.9
  • Usa o LibreOffice 7.0.4.2
  • Usa o Firefox 99.0.1
  • Usa o Thunar 4.16.8
  • Um consumo aproximado de RAM na inicialização em torno de +/- 512 MB.
  • Inclui um tema escuro e um tema claro.

Então, certamente, estes ainda serão incluídos, mas em versões mais recentes.

O sistema vem em 3 opções: GNOME; Plasma KDE; XFCE. Muito provavelmente, em curto prazo, eles lançarão arquivos ISO com Cinnamon e Mate , pois geralmente são os ambientes de desktop tradicionais preferidos pela referida Distribuição e sua Comunidade.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Canaima 7 Imawari

A imagem ISO do Canaima 7 Imawari já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Tenha em mente antes de baixá-los que seus ISOs têm o seguinte tamanho (peso) dependendo do ambiente de trabalho escolhido: GNOME: 2,7 GB; Plasma KDE: 3,2 GB; XFCE : 2,5 GB

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.