Canonical quer tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogadores

A publicação de uma oferta de trabalho indica que a Canonical quer tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogadores.

A Canonical publicou uma oferta de trabalho com a qual pretende contratar um Gerente de Produto de Desktop Video Game (função recém-criada) “para tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogar”.

Sem dúvida, uma declaração de intenções por parte da empresa, que possivelmente está ciente de que 2022 pode ser um ponto de viragem para o Linux Gaming.

Canonical quer tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogadores

Canonical quer tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogadores
Canonical quer tornar o Ubuntu o melhor desktop Linux para jogadores

A Canonical tem o orgulho de explicar na oferta que trabalha que:

“com parceiros no mundo do silício para garantir a incorporação dos drivers gráficos mais recentes e configurações para atingir latência e taxas de quadro ideais, bem como com parceiros da indústria de silício. garantir que mecanismos, como recursos anti-cheat, estejam disponíveis para garantir a justiça e a disponibilidade do produto.”

Nada a objetar aqui, porque se você quer atrair talentos, obviamente a empresa tem que vender.

Em relação às funções e/ou responsabilidades que o possível futuro funcionário exerceria, destaca-se a de liderar o produto e o lançamento de videogames voltados para o desktop Ubuntu.

Para ser mais específico, essa pessoa seria responsável por definir a estratégia e os compromissos do produto em torno do desktop Ubuntu e tentará conduzir sua adoção.

Duvidamos que isso leve a algum tipo de exclusividade, mas sim a fazer da distribuição Canonical o sistema operacional de referência para Linux Gaming.

A empresa fundada por Mark Shuttleworth explica que:

“a posição requer um contador de histórias analítico com um forte senso de mensagem e um profundo conhecimento das comunidades e tecnologias de desktop, jogos e gráficos Linux.”

Em termos de currículo e características, os graduados universitários com experiência em engenharia de software e gerenciamento de engenharia de software com aspirações a serem executivos e empreendedores são preferidos.

Além de promover o Ubuntu como uma referência de jogos Linux, a pessoa contratada direcionaria as opções no nível gráfico na versão voltada para desktop do sistema; promover parcerias nas áreas de silício para processamento gráfico, desktop e games; conte a história e trajetória do Ubuntu para os jogadores; além de dirigir a engenharia de desenvolvimento e design.

Em termos de responsabilidades, entre outras, é “analisar tendências de mercado, definir os objetivos, temas e características do produto, manter o portfólio de produtos e solicitar a opinião das partes interessadas”.

Isso além de criar “conteúdo de marketing eficaz para atrair públicos entusiasmados entre consumidores e técnicos sofisticados” e responsabilidade pelo “roteiro do produto, execução de entrada no mercado, material de vendas, pesquisa. De casos, treinamento, postagens de blog e alcance da comunidade” .

Como foi dito no início, parece que a Canonical está ciente de que o ano de 2022 pode ser um ponto de inflexão para o Linux Gaming, e acima em um cenário em que há cada vez mais concorrência.

Ao longo do primeiro trimestre do corrente ano de 2022, as primeiras unidades do Steam Deck, o console híbrido da Valve que será a arma de partida para um SteamOS 3 que poderia chegar com mais surpresas do que o esperado, começariam a ser vendidos.

Além disso, temos um Arch Linux cada vez mais consolidado no cenário Linux Gaming com o suporte de seu derivado mais popular, Manjaro, enquanto por outro lado, seria bom lembrar que o GNOME 42 visa oferecer grandes melhorias no execução de videogames, portanto, sua adoção pode ser importante para o Ubuntu.

Ubuntu foi o grande catalisador para o Linux Gaming durante os primeiros anos do Steam para Linux, mas a competição tem melhorado ao longo do tempo, com Arch Linux e Manjaro na vanguarda se levarmos em consideração os resultados da pesquisa Steam.

Se a Canonical está movendo uma guia para posicionar sua distribuição, isso significa, pelo menos aparentemente, que ela tem concorrência, o que seria bom para os usuários já que existem várias opções que em teoria eles teriam que melhorar constantemente como produtos a serem aprimorados ou em pelo menos mantenha sua posição.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.