CelOS, um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak

Conheça o CelOS, um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak. Confira os detalhes dessa distribuição é basicamente uma reconstrução do Ubuntu.

Ao contrário de outras distribuições que estão posicionadas como “derivadas”, o CelOS (Celestial OS) é basicamente uma reconstrução do Ubuntu, na qual a ferramenta de gerenciamento de pacotes Snap foi substituída pelo Flatpak.

CelOS, um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak

CelOS, um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak
CelOS, um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak

Sim. O CelOS, é um Ubuntu que troca o Snap pelo Flatpak, ou seja, um Ubuntu sem Snap, no qual ao invés de instalar aplicativos adicionais do catálogo Snap Store, é proposta a integração com o catálogo Flathub.

Essa distro inclui uma seleção de aplicativos Gnome distribuídos no formato Flatpak, bem como a capacidade de instalar rapidamente programas adicionais do catálogo Flathub.

Como interface de usuário, é proposto o habitual Gnome com a skin Adwaita, na forma em que está sendo desenvolvido pelo projeto principal, sem usar a skin Yaru que é oferecida no Ubuntu. O Ubiquity normal é usado como instalador.

Excluídos da distribuição base estão font-viewer, gnome-characters e ubuntu-session e aos quais foram adicionados os pacotes gnome-tweak-tool, gnome-software, gnome-software-plugin-flatpak, Flatpak e gnome-session. como os pacotes flatpak Adwaita-dark, Epiphany, gedit, Cheese, Calculator, clocks, Calendar, Photos, Characters, font viewer, Contacts, Weather e Flatseal.

As diferenças entre Flatpak e Snap se resumem ao fato de que o Snap oferece um pequeno runtime base recheado com um container baseado em versões monolíticas do Ubuntu Core, enquanto o Flatpak, além do runtime principal, usa camadas de tempo de execução adicionais e atualizadas separadas (pacote) com conjuntos típicos de dependências para que os aplicativos funcionem.

Assim, o Snap move a maioria das bibliotecas de aplicativos para o lado do pacote (recentemente foi possível mover bibliotecas grandes, como GNOME e GTK, para pacotes comuns), e o Flatpak oferece pacotes de bibliotecas comuns para pacotes diferentes (por exemplo, as bibliotecas têm foi movido para o pacote necessário para executar programas GNOME ou KDE) para tornar os pacotes mais compactos.

Os pacotes Flatpak usam uma imagem baseada na especificação OCI (Open Container Initiative), enquanto o Snap usa a montagem de imagem SquashFS.

Para isolamento, o Flatpak usa a camada Bubblewrap (usa cgroups, namespaces, Seccomp e SELinux) e para organizar o acesso a recursos fora do contêiner, o mecanismo do portal.

O Snap usa cgroups, namespaces, Seccomp e AppArmor para isolamento e interfaces conectáveis ​​para interagir com o mundo externo e outros pacotes.

O Snap é desenvolvido sob o controle total da Canonical e não é controlado pela comunidade, enquanto o projeto Flatpak é independente, oferece melhor integração com o GNOME e não está vinculado a um único repositório.

Há vários dias, foi anunciado o lançamento da nova versão do Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish”, uma versão de suporte de longo prazo (LTS) com atualizações por 5 anos, que neste caso será até abril de 2027.

Uma versão em que foi feito um grande número de alterações e da qual se destaca, por exemplo, a atualização do ambiente de desktop GNOME 42, que oferece 10 opções de cores nos estilos escuro e claro, que vem com o kernel Linux 5.15 e que em alguns dispositivos linux-oem-22.04 será fornecido um kernel 5.17, além do gerenciador de sistema systemd ter sido atualizado para a versão 249 e no qual para resposta antecipada a falta de memória, o mecanismo é usado systemd-oomd por padrão, entre outras coisas.

Seguindo os passos do lançamento do Ubuntu 22.04, poucos dias depois foi lançada a versão beta da distribuição CelOS.

Baixe e experimente o CelOS

A imagem ISO do CelOS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO