CEO da Red Hat, Jim Whitehurst será o novo presidente da IBM

O atual CEO da Red Hat, Jim Whitehurst será o novo presidente da IBM. Entenda os detalhes dessa mudança que impactará no mundo do software livre e Open Source.

A IBM, ou International Business Machines Corporation, é uma empresa dos EUA e um dos grandes players do mercado de tecnologia. Ela também é uma das poucas na área de tecnologia da informação com uma história contínua que remonta ao século XIX.

CEO da Red Hat, Jim Whitehurst será o novo presidente da IBM

Apesar do seu gigantismo, há turbulências na IBM e as principais posições de sua liderança serão reformadas em breve. Ginni Rometty renuncia ao cargo de CEO da empresa e, além de seu substituto, também foi anunciado que Jim Whitehurst será o novo presidente da corporação.

CEO da Red Hat, Jim Whitehurst será o novo presidente da IBM

Não era algo que era esperado para tão cedo, apesar do fato de que os tempos recentes não estão sendo fáceis para a IBM, que se esforça para recuperar o terreno perdido na vanguarda dos fabricantes de computadores e profissionais. Muito especialmente aqueles focados na nuvem.

Essa foi a razão pela qual a empresa comprou a Red Hat no final de 2018.

De qualquer forma, parece que a decisão de Ginni Rometty de deixar a direção do gigante azul estava amadurecendo há meses e a dificuldade em concretá-lo girava em torno de encontrar o substituto que melhor se adequasse ao perfil, explicam os analistas.

O escolhido foi Arvind Krishna, até agora vice-presidente sênior da IBM cloud. A substituição ocorrerá em 6 de abril, dia em que Arvind Krishna assumirá o cargo de CEO da IBM, enquanto Jim Whitehurst fará o mesmo como presidente.

Mesmo assim, Rometty continuará atuando como presidente executivo da IBM até o final do ano, quando se aposentará completamente da empresa em que trabalha há mais de 38 anos.

As notícias já cobrem as primeiras páginas de todos os meios de comunicação profissionais e econômicos e, como sempre, o foco está no rebaixamento da Rometty e em quem a substituirá na direção da empresa, mas para quem torce pelo software livre/open source o verdadeiro destaque é o papel que Jim Whitehurst desempenhará, que, além do presidente da IBM, permanece por enquanto como CEO da Red Hat.

Como curiosidade, deve-se lembrar que Whitehurst não é apenas um cara brilhante nos aspectos técnicos e de negócios, como demonstrou no comando da Red Hat durante todos esses anos; é também – era, pelo menos – um linuxero … embora a coisa na crista da onda tenha caído pequena.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 235

Deixe um comentário

Sair da versão mobile