ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs

Segundo uma descoberta do site Hackaday, o ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs. Veja como isso foi feito.

Atualmente, o ChatGPT está conquistando o mundo, mais recentemente por causa das adaptações da tecnologia de pesquisa da Microsoft e do Google, mas as possibilidades de como a tecnologia pode ser usada são muito mais vastas, como, digamos, evocar conversas mais conscientes do contexto com NPCs (personagens não-jogadores) dentro de um videogame.

ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs

ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs
ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs

Identificado por Hackaday, o usuário do YouTube Bloc projetou um mod para Mount and Blade II: Bannerlord que utiliza ChatGPT para tecer conversas com NPCs.

Aqui está um resumo básico (reconhecidamente muito básico) de como o mod funciona. Ele permite que o Bloc ignore as opções de resposta originais do jogo e, em vez disso, permite a entrada de texto gerado pelo usuário.

Portanto, em vez de selecionar em uma lista de respostas pré-geradas, você pode digitar sua própria resposta.

Isso já faz as coisas parecerem mais interativas. Porque, em vez de usar controles direcionais para destacar e selecionar uma resposta, você pode digitar uma. Assim como você está tendo uma conversa real com alguém no chat.

A verdadeira mágica vem na forma de ChatGPT conduzindo um mecanismo de história personalizado para tornar os NPCs do jogo mais realistas.

Os NPCs estão cientes de seus arredores, incluindo facções, ocupações, eventos próximos e muito mais, e podem “responder adequadamente” às suas respostas, levando essas condições em consideração.

Por exemplo, em um ponto da manifestação, o Bloco encontra um fazendeiro e pergunta se eles vendem grãos. O fazendeiro diz que sim e, em seguida, Bloc digita uma resposta – “Quanto você quer por 1 pacote de grãos?”

O fazendeiro responde mais uma vez, observando que 1 pacote custará 7 denars. Bloc então responde uma última vez dizendo “Tudo bem, me dê 6 pack então. Aqui ésta o seu pagamento”.

Alguns momentos depois, Bloc recebe 6 pacotes de grãos no inventário de seu personagem. Enquanto 42 denars são deduzidos. Tudo isso acontece simplesmente conversando com o NPC. Não há abertura e alternância de menus. Ou clicando nos botões “comprar”.

ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs
ChatGPT foi usado em jogo para criar conversas com NPCs

Tudo parece mais uma transação realista e natural. Até certo ponto. Este ainda é um jogo, é claro. A questão é que o ChatGPT tem um enorme potencial para tornar os NPCs do jogo muito mais interessantes. O que poderia tornar os jogos muito mais emocionantes de se jogar.

Além de mostrar os recursos de negociação, o vídeo também mostra o mecanismo de história em várias outras interações. Incluindo encontros normais, recrutamento, pedidos de ajuda, contratação de companheiros e muito mais. Você pode dar uma olhada no vídeo abaixo.

Esteja ciente de que, como o ChatGPT se tornou incrivelmente popular, a ferramenta de IA, diz Bloc, estava sobrecarregada a maior parte do tempo. Tornar os tempos de resposta lentos.

Independentemente dos tempos de espera, o vídeo é uma visão interessante de como o ChatGPT pode ser integrado aos jogos.

a

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.