Chrome 74 lançado com 39 correções de segurança e novos recursos

Foi lançado o Chrome 74 com 39 correções de segurança e novos recursos, além de outras melhorias. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar no Linux.

O Chrome é o navegado do Google e o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Chrome 74 lançado com 39 correções de segurança e novos recursos
Chrome 74 lançado com 39 correções de segurança e novos recursos

O Chrome continua crescendo e sendo atualizado constantemente. Agora, na versão 74.0.3729.108, o Google Chrome chega com com 39 correções de segurança e novos recursos.

O Google lançou o Chrome 74 no canal Stable, que agora está disponível para download por todos.

Com o Chrome 74 agora sendo promovido para o canal Stable, o Chrome 75 é agora a versão Beta e o Chrome 76 é a versão Canary.

Novidades do Chrome 74

Esta versão corrige várias vulnerabilidades de segurança e adiciona novos recursos, como suporte a preferências de movimento reduzidas e atualizações de políticas de recursos.

O Chrome 74 deveria incluir suporte para o modo escuro do navegador para sincronizar com as configurações de cores do Windows 10. Para muitos, esse recurso não está funcionando no momento.

Conforme publicado pela Techdows.com, este recurso está sendo implementado gradualmente para todos os usuários do Chrome 74.

De acordo com Craig, um gerente da comunidade do Google Chrome, apenas um pequeno número de usuários tem esse recurso ativado no momento.

Algumas pessoas acham desconfortável o uso de páginas da Web com muita animação ou movimento. O Chrome 74 inclui suporte para reduzir o movimento em páginas da Web com base nas preferências configuradas no sistema operacional.

Isso é feito usando a consulta de mídia preferencial de movimento reduzido, que lerá a configuração do sistema operacional e permitirá que os sites a honrem.

Atualizações da nova política de recursos

As políticas de recursos permitem que os sites especifiquem quais APIs devem estar disponíveis em um site.

Por exemplo, um site pode especificar que não deseja que a API “geolocalização” seja usada em um site ou em seus iframes especificando um cabeçalho Feature-Policy: ou por meio de atributos em um iframe.

O Google Chrome 74 apresenta um novo conjunto de APIs que permite consultar quais recursos estão ativados no site.

Problemas de segurança de alta gravidade corrigidos

Essa atualização do Chrome também inclui 39 correções de segurança, sendo que nenhuma delas é rotulada como Crítica, mas cinco são rotuladas como de alta gravidade.

As outras correções de segurança adicionadas nessa versão do Chrome foram encontradas usando auditorias internas por meio do uso de ferramentas como AddressSanitizer, MemorySanitizer, UndefinedBehaviorSanitizer, Control Flow Integrity, libFuzzer ou AFL.

Uma lista completa de todas as alterações nesta versão está disponível no changelog do Chrome 74 e mais detalhes sobre os recursos de desenvolvimento podem ser encontrados na plataforma de desenvolvedores do Google Chrome.

Para saber mais, assista os vídeos abaixo. Como eles estão em inglês, ative as legendas e a tradução:

Como instalar ou atualizar o Chrome 74

Os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome 74.0.3729.108 acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.