Chrome OS 113 lançado com alterações, melhorias e correções

E foi lançado o Chrome 113 com alterações, melhorias e correções, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 113, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 113.

Novidades do Chrome OS 113

Chrome OS 113 lançado com alterações, melhorias e correções
Chrome OS 113 lançado com alterações, melhorias e correções

Chrome OS 113 é uma versão em que foram feitas algumas alterações e melhorias significativas no sistema e das quais podemos destacar, por exemplo, as melhorias na atualização dos Game Controls, bem como melhorias no upload de arquivos para o Drive, correções de bugs e muito mais.

No Chrome OS 113 podemos verificar que foi atualizado o componente de teste alfa Game Controls, que permite executar jogos criados para a plataforma Android e que suporta o controle de teclado de jogos projetados para serem controlados de um smartphones.

Esta nova versão do Chrome OS 113 adiciona a capacidade de alterar o mapa de teclas usado em um menu pop-up e adiciona suporte para Geometry Dash World, Geometry Dash Meltdown, Geometry Dash SubZero e Stumble Guys.

Outra das mudanças que se destaca na nova versão é que os requisitos para o uso de web view (capacidade de carregar e incorporar páginas da web) em aplicativos Chrome foram aumentados: na página que é exibida com erros de conexão HTTPS, a capacidade de abrir o recurso foi removida, apesar do arquivo .

E foi removido o suporte para usar o evento NewWindow para anexar um elemento de visualização da Web a outra janela.

Além disso, o configurador oferece a capacidade de visualizar o protetor de tela selecionado, por exemplo, você pode ver como as telas iniciais animadas ficarão ao usar o Google Fotos.

No gerenciador de arquivos, em vez de uma notificação de que a sincronização está em andamento (no Drive), um indicador de status on-line aprimorado que mostra o status de sincronização de arquivos e diretórios específicos hospedados no Google Drive agora foi implementado para que o usuário possa acompanhar facilmente o andamento do upload.

Por outro lado, podemos encontrar nesta nova versão do Chrome OS 113 que foi adicionada a capacidade de reiniciar remotamente os sistemas clientes gerenciados na interface do administrador, além de conectar ou desconectar um dispositivo USB em sistemas gerenciados centralmente, as informações sobre o a versão do firmware é transmitida na telemetria enviada ao administrador.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Indicação de som expandida de mudança de status de carga.
  • Adicionadas novas notificações sonoras que tocam quando o carregador está conectado, quando o nível da bateria cai para 15% e quando desconectado do carregamento quando o nível de carga está abaixo de 15%.
  • No aplicativo de anotações manuscritas (Itálico), foi adicionada a possibilidade de alterar a cor e a espessura das linhas, que podem ser usadas, por exemplo, para destacar itens que requerem atenção.

Por fim, vale também mencionar que nesta nova versão do Chrome OS 113 foram corrigidas três vulnerabilidades , duas das quais relacionadas ao acesso a uma área de memória após liberá-la (use-after-free) e a terceira que leva à corrupção da memória do processo fora do buffer alocado.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.