Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos

Com uma nova mudança na política de atualização de software do Chromebook, os Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos.

Anteriormente, o PIRG (Public Interest Research Group, ou Grupo de Pesquisa de Interesse Público) dos EUA pediu ao Google que estendesse sua política de atualização de software para Chromebooks de 8 para 10 anos, dizendo que a mudança poderia economizar bilhões de dólares para escolas e outros usuários, ao mesmo tempo que reduziria o lixo eletrônico.

E agora o Google diz que está fazendo exatamente o que a organização sem fins lucrativos pediu.

Assim, a partir de 2024, todos os Chromebooks lançados em 2021 ou posteriormente receberão atualizações automáticas de software por pelo menos 10 anos a partir da data de lançamento.

E os administradores de TI também terão a opção de ativar 10 anos de atualizações para Chromebooks mais antigos lançados antes de 2021.

Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos

Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos
Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos

Embora 10 anos possam parecer muito tempo para oferecer suporte (especialmente em comparação com smartphones), o problema é que o relógio começa a contar no momento em que um Chromebook é lançado, não quando você o compra.

E com muitos fornecedores vendendo Chromebooks que já têm vários anos, a atual política de atualização de 8 anos significa que é muito fácil para escolas, empresas ou usuários finais acabarem comprando um Chromebook que ainda tem apenas alguns anos de atualizações garantidas.

Estender a política de atualização por dois anos significa que os novos Chromebooks lançados em 2024 e posteriormente serão úteis por mais tempo e também significa que os modelos recentes lançados nos últimos anos também terão mais alguns anos de vida.

Como o Google promete apenas que os administradores de TI serão capazes de estender o ciclo de atualização para modelos lançados antes de 2021.

Isso significa que as pessoas que não usam Chromebooks gerenciados por uma escola ou empresa provavelmente ainda receberão atualizações por apenas 8 anos.

Mas isso é ainda é um grande negócio para quem compra um Chromebook mais recente e um negócio ainda maior para escolas e outras instituições que podem ter uma quantidade maior de Chromebooks que não precisarão ser substituídos com tanta frequência.

O Google observa que mesmo os Chromebooks mais antigos que não recebem mais sistemas operacionais incluem alguns recursos de segurança integrados que devem torná-los relativamente seguros para uso por um período de tempo.

Mas, como aponta o PIRG, os Chromebooks que executam software mais antigo podem não conseguir acessar sites que exigem as versões mais recentes do navegador Chrome. Isso pode ajudar com esse problema.

Outra coisa que poderia ajudar? O Google está tomando medidas para separar o navegador Chrome do sistema operacional ChromeOS, o que pode permitir que o navegador seja atualizado mesmo depois que o sistema operacional parar de receber atualizações.

Esse software ainda não está pronto para o público, mas quando estiver, poderá ajudar a dar nova vida aos Chromebooks mais antigos.

Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos
Chromebook receberão atualizações automáticas por até 10 anos

O Google diz que também está procurando tornar os Chromebooks sustentáveis de outras maneiras, incentivando os fabricantes de hardware a usar “mais materiais reciclados pós-consumo (PCR)” e “lançando novos recursos de eficiência energética e processos mais rápidos para repará-los”.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.