Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando

Segundo algumas descobertas do site 9to5Google, os Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando, graças a um novo sensor.

Parece que o Google pode adicionar desbloqueio facial e outras opções de interação com base na câmera para os próximos Chromebooks e Chrome OS.

O 9to5Google encontrou evidências de que a empresa está trabalhando na integração de um “Sensor de presença humana” que permitiria recursos semelhantes, como a câmera Hello do Windows 10 e 11.

Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando

Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando
Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando

Sim. Os Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando. A maioria dos detalhes ainda são obscuros no momento, mas podemos descobrir qual direção o Google está tomando. Um novo sensor pode permitir o desbloqueio de rosto, detecção de presença e muito mais, muito parecido com o que conhecemos do Windows 10 e 11

O Human Presence Sensor, ou HPS para breve, já apareceu em várias entradas do Chromium Gerrit, com o Google detalhando que o sensor permitirá um novo ícone de olho na barra de tarefas.

Embora não esteja totalmente claro o que esse ícone significa para os usuários, é certo que o Google vai querer usá-lo como uma forma de indicação de que o sensor de presença está em uso.

Ao olhar para o recurso Hello do Windows 10 e 11, alguns aplicativos possíveis vêm à mente.

O sensor pode ser usado em conjunto com a autenticação biométrica de rosto, agilizando o processo de login ao detectar a presença do proprietário caminhando em direção ao dispositivo.

O sensor também pode ser usado para manter a tela ativa enquanto o proprietário está sentado em frente a ela, assim como o Pixel e o sensor de proximidade Nest Hub também funcionam.

O 9to5Google encontrou ainda evidências de dispositivos futuros que podem vir com HPS. Um commit mostra o Google testando o sensor com a placa “Zork”, a configuração da placa usada para a geração atual de Chromebooks com tecnologia AMD. Em outra mudança de código, o Google é visto testando HPS com “Brya”, que é a configuração para dispositivos com os próximos processadores Intel de 12ª geração.

Isso ainda não significa que todos os próximos Chromebooks virão com o hardware necessário para tornar possível o sensor de presença. Os Chromebooks com autenticação de Face ID podem estar chegando, mas o Google poderia muito bem trabalhar apenas com fabricantes selecionados ou até mesmo planejar o lançamento de outra peça de hardware.

Embora nada disso seja uma prova concreta de que alguma forma de desbloqueio facial realmente chegará aos Chromebooks em breve, sua introdução faria sentido quando o HPS estiver disponível no Chrome OS.

Os recursos que o sensor habilitaria estão muito alinhados com os recursos do Windows Hello da Microsoft para não usá-los para autenticação próxima ao reconhecimento de presença, bloqueios de tela automáticos e muito mais.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.