chromeOS 102 lançado com melhorias de anotações e acessibilidade

O Google lançou o chromeOS 102 com melhorias de anotações e acessibilidade, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O chromeOS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do chromeOS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O chromeOS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 102, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 102.

Novidades do chromeOS 102

chromeOS 102 lançado com melhorias de anotações e acessibilidade
chromeOS 102 lançado com melhorias de anotações e acessibilidade

Esta seria a segunda versão desde que o nome do Chrome OS foi alterado para chromeOS, embora seja um pouco surpreendente ler a nota do diretor do operacional sistema referindo-se a si mesmo como o diretor do sistema, como era chamado até a v100.

O chromeOS 102 chegou quinta-feira passada, mas até hoje não conseguimos publicar a notícia, e a verdade é que Alexander Kuscher não escreve o nome do sistema operativo em toda a nota que escreveu; o nome aparece em sua descrição, a de seu usuário, que é o que eles devem atualizar.

O nome não é a coisa mais importante de um sistema operacional, mas é surpreendente que sejam feitas alterações no design ou na forma como as coisas são escritas e não atualize tudo para refletir as alterações.

Menção especial para o Ubuntu, que mudou o logotipo e a forma de escrever o nome do sistema operacional e seu site continua o mesmo. Quanto às novidades em si, destaca-se a forma de fazer anotações ou melhorias de acessibilidade.

Dito isso, esses são os destaques do chromeOS 102:

  • App cursivo por padrão. É um app para fazer anotações que o Google lançou no ano passado e que pode ser usado pela primeira vez no tablet HP Chromebook x2 11. É um app pensado para nos fazer esquecer apps de terceiros, já que inclui funções de vários deles .
  • Melhorias na ampliação da tela. A lupa agora permite que você controle o tamanho de cima.
  • Notificações de cabo USB-C que o alertarão quando um cabo pode não ser compatível com telas conectadas. Eles serão semelhantes ao que você vê quando um cabo não suporta totalmente a porta de hardware do dispositivo ou para dizer que o cabo tem desempenho limitado.

O chromeOS 102 foi lançado na última quinta-feira, então já deve estar disponível em qualquer dispositivo compatível.

Quanto ao nome, supõe-se que o Google o renomeou para chromeOS, mas vamos aguardar lançamentos futuros para ver se a mudança se reflete em mais lugares do que na tela inicial.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.