ChromeOS 119 lançado com jogos Steam para Chromebooks

E foi lançado o Chrome OS 119 com jogos Steam para Chromebooks, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 119, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 116.

Novidades do Chrome OS 119

ChromeOS 119 lançado com jogos Steam para Chromebooks
ChromeOS 119 lançado com jogos Steam para Chromebooks

O Google trouxe suporte inicial para o cliente de jogo Steam para Chromebooks no início de 2022. Mas na época ele estava disponível apenas para alguns Chromebooks e você precisava executar uma versão de canal de desenvolvimento do ChromeOS.

Desde então, o Google fez várias atualizações, disponibilizando os jogos Steam para mais usuários… mas até recentemente você ainda precisava abrir o menu chrome://flags no seu Chromebook e alternar a bandeira habilitada para borealis.

Porém, começando com o ChromeOS 119, o Steam não está mais escondido atrás de uma bandeira. Está disponível para qualquer pessoa com um Chromebook que atenda aos requisitos mínimos de sistema.

Esses requisitos incluem:

  • Processador Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 ou superior
  • Pelo menos 8 GB de RAM
  • Pelo menos 128 GB de armazenamento

Isso significa que o Steam não funcionará com a maioria dos Chromebooks básicos. Mas se você tiver um modelo com especificações melhores que o orçamento, poderá instalar o Steam no seu Chromebook.

Depois de instalado, você poderá baixar e instalar jogos da loja da Valve e jogá-los em seu Chromebook.

Isso inclui jogos projetados para rodar nativamente no Linux, bem como jogos no Windows, graças ao software Proton que a Valve projetou para permitir que jogos do Windows rodem em dispositivos Linux (como o Steam Deck).

Mas lembre-se de que os Chromebooks não foram projetados como PCs para jogos de última geração.

Mesmo os modelos com as melhores especificações ainda contam com gráficos integrados em vez de GPUs discretas, o que significa que você não usará um Chromebook para jogar os jogos AAA mais recentes.

Para isso, o Google recomenda o uso de serviços de streaming de jogos como os oferecidos pela NVIDIA, Microsoft e Amazon.

Mas o ChromeOS 119 oferece suporte para jogar alguns dos mesmos jogos casuais que você poderia jogar em um laptop Windows econômico ou de médio porte. O Google oferece uma lista de dezenas de títulos suportados que funcionam bem em Chromebooks.

Outras mudanças no ChromeOS 119 incluem suporte para salvar, sincronizar e recuperar grupos de guias, interruptores de microfone e câmera no Privacy Hub, suporte para sincronização de arquivos do Google Drive se você estiver usando um modelo Chromebook Plus e a capacidade de escolher ao gravar um captura de tela para gravar o áudio do sistema, o áudio do microfone ou ambos.

De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.