ChromeOS M123 vem com personalizações para teclado e mouse

E foi lançado o ChromeOS M123 com personalizações para teclado e mouse. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O ChromeOS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do ChromeOS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o ChromeOS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O ChromeOS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 121, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 121.

Novidades do Chrome M123

ChromeOS M123 vem com personalizações para teclado e mouse
ChromeOS M123 vem com personalizações para teclado e mouse

Os dispositivos ChromeOS acabam de receber uma nova atualização estável (M123) que permite personalizações de atalhos de teclado. Além disso, as personalizações se estendem aos botões do mouse para que você possa atribuir as ações desejadas.

Ambos os novos recursos são ótimas notícias para aumentar a produtividade e mostram o compromisso da empresa em adicionar constantemente novos recursos a esses dispositivos.

Como outros sistemas operacionais, o ChromeOS inclui um conjunto de atalhos de teclado para executar ações rapidamente usando uma combinação específica de teclas.

Por exemplo, você pode fazer uma captura de tela pressionando as teclas Ctrl + Mostrar Windows ou pode bloquear a tela pressionando as teclas Pesquisar + L. No entanto, após a atualização, você poderá escolher qual ação acionará qual combinação de teclas disponível.

Isso facilita muito o acesso às ações do ChromeOS mais utilizadas no seu dia a dia.

Por exemplo, se um de seus atalhos favoritos exige que você use as duas mãos para executar a combinação de teclas, agora você pode reatribuí-lo a outra combinação que permita acioná-lo com apenas uma mão.

Isso resulta em uma experiência de usuário melhor e mais conveniente.

A atualização também permite personalizar as ações acionadas pelos botões do mouse. Você tem um daqueles mouses que, além dos clássicos botões de clique e da roda de rolagem, inclui botões adicionais? Bem, agora você pode aproveitá-los melhor em seu dispositivo ChromeOS.

Por exemplo, após a atualização, você pode fazer uma captura de tela instantânea pressionando o botão designado no mouse, sem maiores complicações.

As possibilidades de personalização no ChromeOS após a última atualização não param por aí. Os usuários agora poderão definir suas preferências de idioma individualmente para cada aplicativo Android instalado.

Esse recurso está disponível em smartphones e tablets desde o Android 13, então é uma boa notícia ver que também está disponível no sistema operacional de desktop da empresa.

Por fim, o Google ajustou a saída de áudio das vozes off-line de conversão de texto em fala para torná-las mais naturais.

Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 123 acesse a nota de lançamento.

Como atualizar para o ChromeOS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o ChromeOS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.