Cloud-Hypervisor da Intel está mudando para a Linux Foundation

Junto com o lançamento do Cloud-Hypervisor 20.0 veio também o anuncio de que o Cloud-Hypervisor da Intel está mudando para a Linux Foundation.

Cloud-Hypervisor é um monitor de máquina virtual para cargas de trabalho em nuvem modernas com um forte enfoque na segurança. Os recursos incluem CPU, memória e hotplug de dispositivo, suporte para execução de convidados Windows e Linux, descarregamento de dispositivo com vhost-user e uma pegada compacta mínima.

O projeto de código aberto Cloud-Hypervisor iniciado pela Intel alguns anos atrás como um VMM escrito em Rust focado em cargas de trabalho em nuvem agora será hospedado pela Linux Foundation.

Cloud-Hypervisor da Intel está mudando para a Linux Foundation

Cloud-Hypervisor da Intel está mudando para a Linux Foundation
Cloud-Hypervisor da Intel está mudando para a Linux Foundation

A semana passada marcou o lançamento do Cloud-Hypervisor 20.0, e agora, continuando seu desenvolvimento, está se movendo para se tornar parte da Linux Foundation.

O foco do projeto permanecerá em “criar um monitor de máquina virtual leve e de alto desempenho para cargas de trabalho em nuvem modernas”.

Não é muito surpreendente que o Cloud-Hypervisor esteja mudando para um terreno mais neutro enquanto ainda vê as contribuições da Intel.

Conforme abordado em artigos anteriores do Cloud-Hypervisor, é desenvolvido um seguinte e tem recebido contribuições da Microsoft com suporte do Windows e muito mais, Arm contribuindo com suporte AArch64 e outras organizações se envolvendo neste VMM baseado em Rust.

Como parte do projeto Linux Foundation, Alibaba, Arm, ByteDance, Intel e Microsoft são as organizações membros iniciais envolvidas.

A Microsoft observa no anúncio da Linux Foundation de hoje que essa mudança os ajudará a acelerar o desenvolvimento e a adoção do Cloud-Hypervisor.

O anúncio de hoje pode ser lido na Linux Foundation. O novo site do projeto é CloudHypervisor.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.