Cloud Smartphone leva aplicativos e jogos Android para telefones básicos

Através de uma parceria entre a Canonical e a operadora Vodafone, o Cloud Smartphone leva aplicativos e jogos Android para telefones básicos.

Nos últimos anos, vimos um número crescente de serviços de jogos na nuvem que podem transformar praticamente smartphone, tablet ou PC em um dispositivo de jogo sem a necessidade de hardware premium (supondo que você tenha uma conexão rápida à Internet).

Agora, o criador do Ubuntu, a Canonical, e a operadora sem fio Vodafone estão demonstrando a tecnologia Cloud Smartphone que leva as coisas um pouco mais longe, hospedando um sistema operacional Android inteiro na nuvem e permitindo que você transmita aplicativos e jogos para telefones com hardware básico.

Cloud Smartphone leva aplicativos e jogos Android para telefones básicos

Cloud Smartphone leva aplicativos e jogos Android para telefones básicos
Cloud Smartphone leva aplicativos e jogos Android para telefones básicos

A ideia é que você use o hardware do telefone em sua mão para fazer coisas como fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto ou tirar fotos.

Mas ao transmitir aplicativos e jogos da nuvem, você não precisa necessariamente de um telefone caro com CPU, gráficos, RAM e outras especificações de última geração. A Canonical diz que você só precisa de recursos básicos de decodificação de vídeo.

O conceito Cloud Smartphone faz uso da solução Anbox Cloud que a Canonical apresentou pela primeira vez há mais de dois anos.

Basicamente a ideia é instalar um sistema operacional Android completo em um container de nuvem usando o Anbox é uma ferramenta de virtualização Android de código aberto.

A Vodafone está demonstrando um protótipo de smartphone em nuvem no Mobile World Congress esta semana, mas não está claro se a empresa tem planos de levar o produto ao mercado.

Não posso deixar de pensar que esse tipo de sistema pode ter algumas desvantagens.

Não apenas seu telefone se torna muito menos útil no modo avião ou em zonas mortas sem fio, mas você precisará de uma conexão de internet rápida e um plano de dados acessível para realmente aproveitar ao máximo um sistema operacional baseado em nuvem em um dispositivo móvel .

Por outro lado, os preços do serviço celular parecem estar caindo ao mesmo tempo em que os preços dos smartphones com especificações de classe principal estão subindo.

Então, talvez custe menos pagar por um telefone barato e um bom plano de dados do que um telefone caro e um plano de dados barato?

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.