Coisas para lembrar antes de atualizar o servidor de produção

Se você está prestes a fazer aquele update no seu servidor, antes, confira as coisas para lembrar antes de atualizar o servidor de produção.

A segurança do servidor é a maior prioridade para cada administrador de sistema. Além de ter ferramentas de segurança de terceiros, como Firewall, proteção DDoS, etc., é extremamente importante manter cada pedaço de código atualizado em seu servidor de produção.

Quando seu aplicativo está em produção, atualizá-lo é mais arriscado. Se o seu servidor for baseado em Linux, as distribuições Linux continuam lançando novas versões de vez em quando. Cada versão principal contém correções de bugs, atualizações de segurança e novas ferramentas.

Atualizar um servidor de produção sem qualquer preparação é um grande erro. Uma atualização não preparada pode causar perda permanente de dados, baixo desempenho do servidor e perda do cliente.

Por conta de tudo isso, neste artigo listarei algumas etapas importantes a serem executadas antes de iniciar uma atualização do servidor.

Coisas para lembrar antes de atualizar o servidor de produção

Coisas para lembrar antes de atualizar o servidor de produção
Coisas para lembrar antes de atualizar o servidor de produção

A atualização real de um servidor demora, mas a preparação demora mais. Mas como resultado, a atualização é tranquila, sem nenhum tempo de inatividade. Portanto, o primeiro passo na preparação é o backup.

Prepare backup completo

Fazer backup apenas do site ou de todo o servidor deve ser a tarefa diária. Antes de atualizar, certifique-se de que o backup completo do seu site seja feito na nuvem ou localmente.

Se você estiver usando qualquer CMS, crie um backup do aplicativo. Se você estiver usando hospedagem na web baseada em cPanel, deve haver uma opção para criar um backup completo de todo o servidor. Criar backup completo do cPanel é a maneira mais fácil.

Depois de fazer um backup completo do servidor, prossiga para a próxima etapa.

Compatibilidade de software

A distribuição Linux mais recente pode ter removido ou substituído ferramentas que seu site ou CMS usa. Principalmente, CMS populares como o WordPress não terão nenhum problema.

Se você tiver um CMS personalizado que possa estar usando uma determinada biblioteca, certifique-se de que ele ainda exista na versão mais recente do sistema operacional.

Configurar servidor temporário

Todo o objetivo deste artigo é atualizar um servidor ativo sem qualquer tempo de inatividade. Enquanto o servidor está sendo atualizado, ele pode reiniciar várias vezes, portanto, o site não será aberto durante a reinicialização.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é criar um servidor separado e restaurar seu site no novo servidor.

Você pode restaurar o backup no novo servidor e apontar o nome de domínio para o novo servidor temporariamente. Durante a atualização, os visitantes visitarão o site temporário em vez do principal.

Configurar balanceador de carga

O balanceador de carga é a melhor maneira de gerenciar o tráfego em seu site e garantir que todos os visitantes acessem o site, independentemente do que esteja acontecendo no servidor.

O balanceador de carga pode custar um pouco, mas vale a pena usar se você receber uma grande quantidade de tráfego em seu site.

Durante a atualização, podemos usar serviços premium de balanceador de carga e redirecionar todo o tráfego para nosso servidor temporário sem alterar as configurações de domínio.

Se você usa o firewall Cloudflare, está com sorte. O Cloudflare oferece balanceamento de carga a um custo de US$ 5/mês. É barato e você pode cancelar a qualquer momento.

Insira o endereço IP do servidor do site principal e do servidor temporário no balanceador de carga. Depois de conectar os servidores com o balanceador de carga, ele redirecionará os visitantes para o site que está funcionando corretamente.

Caso seu servidor principal não responda durante a atualização, o balanceador de carga atenderá o site temporário dos visitantes. Depois que o servidor for atualizado, podemos remover o servidor temporário.

Inicie a atualização do servidor quando houver menos tráfego no local

Mesmo que os pontos acima evitem que seus serviços caiam, ainda é melhor iniciar a atualização quando você receber menos tráfego no local. Você pode usar o Google Analytics ou qualquer outro serviço de análise de sites conectado ao seu site.

Conclusão

Assim que o servidor for atualizado, você pode apontar o nome do domínio para o servidor principal e remover o servidor temporário após algumas horas.

Se você não alterou as configurações de domínio e usou um balanceador de carga, pode excluir o servidor temporário e remover o endereço IP do servidor temporário do balanceador de carga.

Uma atualização com falha pode causar um problema real para seus serviços. É extremamente importante planejar as atualizações do servidor e evitar a perda de dados durante a atualização.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.