Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone

Por meio de um relatório, a gigante de Cupertino explicou como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone.

Todos nós já lemos histórias que começam com “Apple Watch ajuda a encontrar uma doença rara…” ou “Apple Watch salva a vida de…”. E, honestamente, é ótimo ler isso: não importa qual seja a opinião de cada pessoa sobre a empresa, ouvir uma história sobre uma vida salva é algo que deve sempre ser motivo de satisfação, para dizer o mínimo.

E não é segredo para ninguém que saúde é uma das coisas que a Apple menciona em quase todos os anúncios que faz, principalmente quando falamos do Apple Watch e do iPhone.

Parece que Cupertino leva a sério suas iniciativas para melhorar a saúde dos usuários, e a empresa agora publicou um relatório esclarecendo como a Apple tem trabalhado para capacitar as pessoas, com sua tecnologia, a levar a saúde a sério.

Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone

Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone
Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone

O novo relatório foi compartilhado em um comunicado à imprensa e detalha diferentes maneiras pelas quais a tecnologia da Apple ajuda usuários, desenvolvedores e até organizações de saúde a melhorar a saúde e a pesquisa, bem como o atendimento.

O relatório centra-se no empoderamento que os produtos da Apple trazem para as pessoas.

Claro, outro aspecto importante que a Apple fala é a privacidade, e não deixa de mencionar que todo o trabalho que vem fazendo no campo relacionado à saúde tem mantido a privacidade no centro de todas as coisas.

Mas o que exatamente a Apple fez na saúde?

O relatório centra-se em duas categorias principais. O primeiro descreve o foco da Apple em saúde e fitness com o Apple Watch + iPhone e o segundo fala sobre o trabalho da Apple como empresa com diferentes instituições e organizações médicas.

No relatório, a Apple destaca vários recursos importantes do Apple Watch e do iPhone e compartilha alguns pontos de dados interessantes.

Para quem não sabe, o aplicativo Saúde foi lançado em 2014 e o primeiro Apple Watch surgiu em 2015. Desde então, Cupertino vem trabalhando na introdução de muitos recursos de saúde e condicionamento físico ao wearable.

A Apple destaca essas três principais vantagens de seus recursos de saúde e condicionamento físico:

  • Um local centralizado e seguro para armazenar e visualizar dados de saúde
  • Recursos que permitem que o Apple Watch seja “um guardião inteligente da saúde dos usuários”
  • Funcionalidades que ajudam a melhorar o dia a dia dos usuários com hábitos mais saudáveis

O relatório também fala sobre o próximo lançamento das atualizações do iOS 16 e watchOS 9, destacando o foco em 17 áreas de saúde e condicionamento físico: da saúde do coração e sono à mobilidade e saúde da mulher.

Todos nós lemos manchetes e ouvimos histórias sobre um dos recursos relacionados à saúde do Apple Watch, ajudando alguém a evitar um problema de saúde ou salvando a vida de alguém.

Caso você esteja curioso, o mais recente é sobre as notificações de batimentos cardíacos irregulares do Apple Watch ajudando uma mulher a descobrir que ela tinha uma forma rara de tumor que poderia tê-la matado se passasse despercebida.

Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone
Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone

Como você pode ver na imagem acima, com iOS 16 e watchOS 9 (que chegar em breve), haverá mais de 150 tipos diferentes de dados de saúde que você pode armazenar no aplicativo Saúde do Apple Watch, iPhone e até terceiros conectados aplicativos e dispositivos de festa.

Além disso, algumas instituições nos EUA, Reino Unido e Canadá também podem armazenar dados de registros de saúde.

Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone
Como a Apple ajuda a melhorar a saúde dos usuários com Apple Watch e iPhone

A segunda seção principal do relatório está focada no trabalho da Apple com a comunidade médica – basicamente, a empresa tem apoiado pesquisas e cuidados.

O relatório destaca que a colaboração direta com a comunidade médica é necessária para a inovação em saúde. Os principais aspectos em que a Apple vem fazendo exatamente isso também estão listados:

  • Construindo ferramentas para permitir que pesquisadores façam novas descobertas científicas
  • Ajudando a fortalecer a relação médico-paciente com dados significativos
  • Colaborar com organizações de saúde para promover um estilo de vida saudável
  • Apoiar iniciativas de saúde pública

No departamento de relacionamento médico-paciente, a empresa compartilha que seu recurso Health Records agora está disponível para pacientes em mais de 800 instituições em mais de 12.000 locais, um número bastante significativo, podemos acrescentar.

Os registros de saúde facilitam para os pacientes verem seus dados médicos disponíveis no aplicativo Saúde.

A Apple também destaca que todos os seus recursos relacionados à saúde passaram por um extenso processo de validação científica e têm privacidade incorporada em seu núcleo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.