Como adicionar o repositório e instalar aplicativos do Flathub Beta

Se você quer experimentar programas Flatpak ainda em beta, veja como adicionar o repositório e instalar aplicativos do Flathub Beta.

No Linux existem distribuições com todos os tipos de modelos de desenvolvimento. Os que recebem as atualizações antes são os Rolling Releases, embora existam alguns, como Manjaro, que dizem ser, mas sua ramificação estável restringe um pouco as atualizações para garantir a estabilidade.

Depois, há outros, como Fedora ou Ubuntu, que recebem muitos a cada seis meses, e então temos o “tipo Debian” que recebe a cada dois anos.

Quanto aos aplicativos, eles também podem ser instalados antes ou depois, e uma forma de testar os aplicativos antes é usando o repositório Flathub Beta.

Como adicionar o repositório e instalar aplicativos do Flathub Beta

Como adicionar o repositório e instalar aplicativos do Flathub Beta
Como adicionar o repositório e instalar aplicativos do Flathub Beta

Muitos desenvolvedores e projetos inteiros confiam e preferem o Flathub para distribuir seus softwares. Por exemplo, o GNOME está carregando tudo lá, e não é o único.

É justamente o GNOME que menciona muito que alguns de seus aplicativos podem ser testados previamente a partir do Flathub Beta, mas para isso é preciso instalar o repositório.

Adicionando o repositório Flathub Beta

Se seu sistema ainda não tem não o Flatpak instaldo, instale o pacote flatpak (por exemplo, sudo apt install flatpak ou

  • sudo pacman -S flatpak
  • ).

    Ou, use o tutorial abaixo:
    Como instalar o suporte a Flatpak no Linux – Blog do Edivaldo

    Em seguida, adicionamos o repositório beta do Flathub com este comando:
    flatpak remote-add --user flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo

    Não é necessário, mas não custa reiniciar.

    Para instalar qualquer programa Flathub Beta, é melhor fazê-lo a partir do terminal. Escreva “flatpak install nome-do-programa“, sem as aspas e escrevendo o nome do programa a ser instalado.

    Por exemplo, flatpak instala o gimp. Não há necessidade de ter medo de instalá-lo diretamente; O flatpak nos perguntará primeiro de onde instalar o GIMP e podemos escolher entre o repositório normal ou beta.

    Pesquisar no Flathub Beta

    Se escrevermos flatpak remote-ls flathub-beta veremos tudo o que está disponível, e não é pouco.

    Também podemos procurar um programa específico com “search“, por exemplo flatpak search kdenlive.

    A desvantagem dessa pesquisa é que, se houver complementos ou software relacionado, provavelmente não encontraremos o que queremos.

    O bom é que veremos qual versão está em cada repositório e, assim, evitaremos instalar um pacote do repositório beta que possa ser mais antigo que o normal.

    Logicamente, não é recomendado usar software beta para tarefas importantes. O que está no Flathub Beta é para testar o que há de novo com antecedência, a menos que o desenvolvedor tenha abandonado a ideia e não atualize seu pacote.

    Por exemplo, o leitor de mangá Komikku 1.0 já está disponível. É mais uma opção e também pode ser útil fazer o upload para uma versão que possa resolver um problema que estamos enfrentando. Como sempre, a escolha é nossa.

    Quer saber mais sobre Flatpak? Consulte esse outro tutorial?
    Como instalar, remover e gerenciar aplicativos Flatpak no Linux

    Sobre o Edivaldo Brito

    Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

    1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.