Como atualizar do Leap 15.3 para o openSUSE Leap 15.4

E o openSUSE Leap 15.3 está chegando ao fim da sua vida útil, então, Veja como atualizar do Leap 15.3 para o openSUSE Leap 15.4.

O openSUSE Leap 15.3 chegará ao fim da vida em 31 de dezembro. Portanto, se você ainda o estiver usando, é hora de atualizar para o Leap 15.4.

Em 13 de dezembro de 2022, o openSUSE Leap 15.3 atingirá o fim da vida útil (EOL) e não terá mais suporte. Infelizmente, isso significa que não haverá mais atualizações de segurança ou correções de bugs para o sistema operacional.

Em outras palavras, aqueles que continuarem usando as versões EOL ficarão expostos a vulnerabilidades porque essas versões descontinuadas não receberão mais atualizações de segurança e manutenção.

Portanto, se você estiver usando o openSUSE Leap 15.3, é hora de atualizar para uma versão mais recente para continuar recebendo atualizações de segurança e correções de bugs. Este artigo mostrará como atualizar do openSUSE Leap 15.3 para a versão atualmente suportada do Leap 15.4.

Como atualizar do Leap 15.3 para o openSUSE Leap 15.4

openSUSE Leap 15.3 está chegando ao fim da sua vida útil
openSUSE Leap 15.3 está chegando ao fim da sua vida útil

Para atualizar do Leap 15.3 para o openSUSE Leap 15.4, faça o seguinte:

Etapa 1: atualizar todos os pacotes instalados

Certifique-se de que todos os pacotes em seu sistema estejam atualizados. Instale todas as atualizações pendentes antes de prosseguir.
sudo zypper refresh
suso zypper update

Em seguida, verifique se seus repositórios Leap definidos em “/etc/zypp/repos.d/” já estão usando o parâmetro $releasever. Por exemplo:
cat /etc/zypp/repos.d/repo-sle-update.repo

Se eles ainda estiverem codificados com um número de versão Leap específico, por exemplo, “15.3”, você deve primeiro alterá-los. Se for esse o caso, o comando abaixo irá ajudá-lo.
sudo sed -i 's/15.3/${releasever}/g' /etc/zypp/repos.d/*.repo

Passo 2: Defina Leap 15.4 Repos

Agora precisamos configurar nosso sistema openSUSE para usar os repositórios Leap 15.4 e atualizar as informações sobre os pacotes disponíveis.

Usar o comando abaixo torna isso simples.
sudo zypper --releasever=15.4 refresh

Etapa 3: Atualize para o openSUSE Leap 15.4

Hora de iniciar o processo de atualização real para o openSUSE Leap 15.4. Mas primeiro, devemos mencionar algo crucial.

É altamente recomendável que você não execute o seguinte comando em seu ambiente de área de trabalho openSUSE. Seu ambiente gráfico pode travar durante a atualização, o que também pode travar seu terminal, resultando em uma atualização malsucedida.

Recomendamos acessar o console virtual usando o atalho de teclado Ctrl+Alt+F1, fazer login e usar o comando abaixo para atualizar seu sistema para o openSUSE Leap 15.4.
zypper --releasever=15.4 dup

O comando acima começará a baixar e instalar todos os pacotes necessários para atualizar do openSUSE Leap 15.3 para 15.4. Seja paciente, pois todo o processo levará algum tempo, dependendo da velocidade da sua conexão com a internet.

Passo 4: Reiniciar

Depois que o processo de atualização estiver concluído, tudo o que você precisa fazer é reiniciar o sistema. Em seguida, o carregador de inicialização GRUB irá cumprimentá-lo e informá-lo de que agora você está executando o openSUSE Leap 15.4.

Faça login e aproveite seu recém-atualizado com sucesso para o sistema openSUSE Leap 15.4.

Além disso, você pode verificar todos os seus repositórios de software disponíveis executando o seguinte:
sudo zypper repos --uri

Conclusão

Com apenas alguns dias até o fim do suporte do openSUSE Leap 15.3, agora é a hora de atualizar para a versão mais recente do Leap 15.4. Nós mostramos como fazer isso.

Os desenvolvedores do openSUSE fizeram um excelente trabalho, e a atualização do Leap 15.3 para 15.4 é perfeita. O processo leva cerca de 30 minutos ou um pouco mais com uma boa conexão com a internet.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.