Como converter a instalação mínima em normal no Ubuntu

Se você optou por instalar o desktop básico do Ubunt e se arrependeu, veja como converter a instalação mínima em normal no Ubuntu.

Ubuntu é o sistema operacional básico usado pela edição principal do GNOME e pelo restante das versões oficiais e não oficiais. O que costumamos ver depois de instalar do zero é a customização de cada projeto, incluindo o desktop e os aplicativos.

Edubuntu e Ubuntu Studio ainda são um pouco menos que isso, já que os metapacotes para educação e geradores de conteúdo estão instalados no Ubuntu e no Kubuntu respectivamente.

Eles também são um pouco customizados, mas o que nos interessa aqui é saber a existência de pacotes que são um grupo de pacotes.

Dito isso, o Ubuntu e alguns de seus sabores oferecem há muito tempo instalação normal e opções mínimas de instalação.

A primeiro é o que os desenvolvedores de uma distribuição consideram normal, mas na realidade ela contém softwares úteis e outros softwares não tão úteis que também poderíamos rotular como bloatware.

Para evitar ter software extra podemos optar pela opção mínima, mas depois podemos perceber que é muito básico.

Isso nos leva à pergunta, como podemos consertar isso sem reinstalar? Bem. Basta seguir os passos abaixo.

Como converter a instalação mínima em normal no Ubuntu

Como converter a instalação mínima em normal no Ubuntu
Como converter a instalação mínima em normal no Ubuntu

O processo de desmontagem costuma ser mais fácil que o processo de montagem, mas neste caso é o contrário. Se quisermos converter uma instalação mínima em normal, basta instalar as recomendadas e aguardar um momento.

Para converter a instalação mínima em normal no Ubuntu, o comando seria o seguinte:
sudo apt install ubuntu-desktop --install-recommends

Você nem precisa reiniciar quando todos os pacotes estiverem instalados, pois são todos programas e não tocam em nada importante. Agora não serei eu quem vai dizer para você não reiniciar, pois não dói.

Entre os pacotes que instala encontramos alguns como Cheese, todos os softwares do LibreOffice, Remmina, Rhythmbox e alguns jogos. Para ver uma lista completa do que instalar, no comando acima você pode adicionar o sinalizador --simulate antes de “ubuntu-desktop“.

Esta é a forma de transformar a instalação mínima em normal, e nada mais, pelo menos até que seja removida. Se você não procura exatamente isso, pode instalar o software necessário manualmente.

E se você quiser tudo recomendado, exceto um pacote, como o jogo do campo minado, você pode desinstalá-lo do App Center ou do terminal.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.