Como instalar a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader no Linux para mostrar miniaturas WebP

Se você quer melhorar o Nautilus, Thunar, etc., veja como instalar a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader no Linux para mostrar miniaturas WebP.

Eu estava procurando uma maneira de obter miniaturas de imagens WebP em aplicativos GTK (especialmente Nautilus/GNOME Files), e a maioria das soluções que encontrei eram ‘hacky’, até que encontrei a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader, um tanto desconhecida.

Então, resolvi escrever sobre isso aqui no Blog, caso alguns de vocês também estejam interessados ​​nisso.

Este thumbnailer de biblioteca/WebP atualmente suporta apenas imagens WebP estáticas, mas há trabalho para adicionar suporte para miniaturas de imagens WebP animadas.

Como instalar a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader no Linux para mostrar miniaturas WebP

Como instalar a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader no Linux para mostrar miniaturas WebP
Como instalar a biblioteca WebP GDK Pixbuf Loader no Linux para mostrar miniaturas WebP

A biblioteca já está empacotada e disponível em Fedora, Arch Linux/Manjaro, openSUSE Tumbleweed e mais, então você pode instalá-la a partir dos repositórios nesses casos.

Abaixo você verá como instalar no Fedora, Arch Linux/Manjaro ou openSUSE Tumbleweed:

Fedora:
sudo dnf install webp-pixbuf-loader

Arch Linux/Manjaro:
sudo pacman -S webp-pixbuf-loader

openSUSE Tumbleweed:
sudo zypper install webp-pixbuf-loader

Infelizmente, o software não está disponível nos repositórios Debian/Ubuntu, então, caso seja isso que você está usando, você precisa compilá-lo a partir do código-fonte (instruções um pouco mais adiante nesta página).

Sim. Para instalá-lo no Debian/Ubuntu (e Pop!_OS, Linux Mint, Elementary OS, etc.), você precisará compilá-lo a partir do código-fonte. Comece instalando suas dependências de compilação:
sudo apt install libwebp-dev libgdk-pixbuf2.0-dev meson build-essential

Em seguida, baixe o arquivo webp-pixbuf-loader .tar.gz mais recente de sua página de lançamentos e extraia o arquivo. Em seguida, abra um terminal, navegue até a pasta onde você extraiu o arquivo e crie e instale-o usando estes 3 comandos:
meson builddir -Dgdk_pixbuf_query_loaders_path=/usr/lib/x86_64-linux-gnu/gdk-pixbuf-2.0/gdk-pixbuf-query-loaders
ninja -C builddir
sudo ninja -C builddir install

Instalando webp-pixbuf-loader no Ubuntu (e provavelmente no Debian também), o arquivo thumbnailer tem a localização errada de gdk-pixbuf-thumbnailer.

Para corrigi-lo, precisamos substituir /usr/local/bin/gdk-pixbuf-thumbnailer por /usr/bin/gdk-pixbuf-thumbnailer em /usr/local/share/thumbnailers/webp-pixbuf.thumbnailer (ambas as instâncias).

Você pode fazer isso manualmente ou usar o comando abaixo para fazer isso (este é um único comando – clique três vezes na linha para selecioná-lo):
sudo sed -i 's/\/usr\/local\/bin\/gdk-pixbuf-thumbnailer/\/usr\/bin\/gdk-pixbuf-thumbnailer/g' /usr/local/share/thumbnailers/webp-pixbuf.thumbnailer

Agora é hora de tentar! Abra um aplicativo GTK como Nautilus ou Thunar. Certifique-se de que ainda não esteja em execução, feche todas as instâncias e abra-o novamente se já estiver em execução, por exemplo, se estiver usando Nautilus ou Thunar, você pode encerrar todas as instâncias executando nautilus -q ou thunar -q.

Em seguida, navegue até uma pasta que contém imagens WebP estáticas. Você pode usar esta imagem da Wikipedia (fonte) para teste, se quiser. Agora você deve ver miniaturas de imagens WebP não animadas.

Caso não esteja vendo miniaturas de imagens WebP, você pode tentar limpar o cache de miniaturas (isso removerá todas as miniaturas, portanto, elas precisarão ser regeneradas):
rm ~/.cache/thumbnails/fail/gnome-thumbnail-factory/*.png
rm ~/.cache/thumbnails/normal/*.png
rm ~/.cache/thumbnails/large/*.png

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.