Como instalar o ambiente MATE 1.8 no Ubuntu 14.04, 13.10 e seus derivados

Quer experimentar a nova versão 1.8 do ambiente gráfico MATE? Então veja aqui como instalar no Ubuntu 14.04, 13.10 e seus derivados.
mate-desktop-1.8-ubuntu
A versão 1.8 do MATE foi lançada cerca de 3 semanas atrás, trazendo várias melhorias e novas funcionalidades, como o suporte para o Metacity como gerenciador de janelas, assim como muitas correções de bugs e muito mais.

MATE é um fork do GNOME 2, ele fornece um ambiente de trabalho intuitivo e atraente, usando metáforas tradicionais para outros sistemas operacionais Unix e Linux. Ele permite que você use a antiga interface e aplicativos do GNOME 2, mas também permite que você use novas aplicações. Você pode, por exemplo, usar o Nautilus 3 com ele e assim por diante. Além disso, MATE pode ser instalado em paralelo com o GNOME 3, algo que não era possível com o GNOME 2.

Conheça melhor o ambiente MATE

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link.

Veja como instalar o ambiente MATE 1.8 no Ubuntu 14.04, 13.10 e seus derivados

Pelo menos até o momento em que este artigo foi escrito, a página wiki oficial do MATE desktop ainda não oferece as instruções de instalação do Ubuntu para a versão 1.8 (as instruções são para MATE 1.6 – porque MATE 1.8 utiliza um repositório Ubuntu diferente), então, para instalar o ambiente MATE 1.8 no Ubuntu 14.04, 13.10 e seus derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa usando o comando abaixo:

sudo sh -c 'echo "deb http://repo.mate-desktop.org/archive/1.8/ubuntu $(lsb_release -cs) main" >> /etc/apt/sources.list.d/mate-desktop.list'

Passo 3. Baixe e importe as chaves do repositório do programa com o seguinte comando:

wget -qO - http://mirror1.mate-desktop.org/debian/mate-archive-keyring.gpg | sudo apt-key add -

Passo 4. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 5. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install mate-core mate-desktop-environment mate-notification-daemon

Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. A partir daqui, clique no ícone que no canto superior direito da tela de login Ubuntu. Você será apresentado a uma tela com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados. A mais recente adição a esta lista será o MATE. Clicar nesta opção, e selecione “OK” para ser solicitado suas credenciais de login. Quando conectado, você estará de volta ao Ubuntu que estava acostumado.

Como remover o ambiente MATE 1.8 do Ubuntu

Quando quiser remover completamente MATE e todos os pacotes instalados a partir de seu repositório, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa usando o comando abaixo:

sudo apt-get remove atril atril-common caja caja-common engrampa engrampa-common eom eom-common gir1.2-mate-panel libatril libcaja-extension1 libmarco-private0 libmate-desktop-2-17 libmate-menu2 libmate-panel-applet4-1 libmatekbd-common libmatekbd4 libmateweather-common libmateweather1 marco marco-common mate-applets mate-applets-common mate-backgrounds mate-calc mate-calc-common mate-control-center mate-core mate-desktop mate-desktop-common mate-desktop-environment mate-dialogs mate-dialogs-common mate-icon-theme mate-media mate-media-common mate-media-gstreamer mate-menus mate-notification-daemon mate-panel mate-panel-common mate-polkit mate-polkit-common mate-power-manager mate-power-manager-common mate-screensaver mate-screensaver-common mate-session-manager mate-settings-daemon mate-settings-daemon-common mate-settings-daemon-gstreamer mate-system-monitor mate-terminal mate-terminal-common mate-themes mate-utils mate-utils-common pluma pluma-common

Passo 3. Para remover também o repositório MATE 1.8, use o comando a seguir:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/mate-desktop.list

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique no link a seguir:
“[php snippet=3]”


O que está sendo falado no blog hoje


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock