Como instalar o Docker Engine no CentOS

Se você quer trabalhar com conteinerização e gerenciar contêineres independentes, veja como instalar o Docker Engine no CentOS.

Docker Engine é um programa de conteinerização aberto para Linux e outras plataformas. Ele gerencia “contêineres” independentes que operam de forma semelhante a máquinas virtuais. Neste guia, veremos como instalar o Docker Engine no CentOS.

O Docker Engine oferece suporte apenas ao CentOS 7 e 8. Portanto, se você estiver usando uma versão mais antiga do sistema operacional, deverá atualizar antes de tentar instalar o Docker Engine no CentOS.

Como instalar o Docker Engine no CentOS

Como instalar o Docker Engine no CentOS
Como instalar o Docker Engine no CentOS

Antes de configurar o Docker Engine no CentOS, as versões mais antigas do Docker ou do Docker Engine precisam ser removidas.

O motivo pela qual as versões mais antigas do Docker devem ser desinstaladas é que elas podem entrar em conflito com a versão do Docker Engine que está sendo configurada neste guia.

Felizmente, é fácil desinstalar versões mais antigas do Docker no CentOS. Para removê-los, inicie um terminal e use o comando yum remove para se livrar dos pacotes antigos.
sudo yum remove docker \
docker-client \
docker-client-latest \
docker-common \
docker-latest \
docker-latest-logrotate \
docker-logrotate \
docker-engine

Depois de se livrar dos pacotes antigos do seu sistema CentOS, você deve configurar o repositório de software “centos-extras”.

Esse repositório de software geralmente é configurado imediatamente no CentOS, portanto, não há necessidade de ver como fazê-lo funcionar aqui.

No entanto, se você desativou este repositório (por qualquer motivo), deverá ativá-lo novamente antes de tentar instalar o Docker Engine no CentOS.

Para começar a configurar o Docker Engine no CentOS, você precisará do pacote “yum-utils”. Este pacote lhe dará acesso à ferramenta “yum-config-manager”, que você pode usar para configurar o repositório oficial do Docker.

Abra uma janela de terminal e use o comando yum install para configurar o pacote “yum-utils” no sistema. A instalação deve ser rápida.
sudo yum install -y yum-utils

Após configurar o pacote “yum-utils” em seu sistema CentOS, use o comando yum-config-manager para adicionar o repositório oficial do Docker. Adicionar este repositório permitirá que você obtenha as atualizações e os patches de segurança mais recentes para o Docker.
sudo yum-config-manager \

--add-repo \

https://download.docker.com/linux/centos/docker-ce.repo

O repositório do software Docker está habilitado no CentOS com o comando acima executado. No entanto, se você precisar do Docker nightly ou do Docker test channel repo, deverá habilitá-los.

Repositório Docker CE Nightly

Embora não seja recomendado habilitar o repositório nightly, você pode fazer isso se precisar. Para habilitar o repositório do Docker CE Nightly no CentOS, use o seguinte comando yum-config-manager abaixo em um terminal.
sudo yum-config-manager --enable docker-ce-nightly

Se você mudou de ideia e deseja desabilitar o repositório de software Docker CE Nightly, execute o comando yum-config-manager, mas adicione a opção --disable a ele.
sudo yum-config-manager --disable docker-ce-nightly

Repositório Docker CE Test repo

Se você deseja habilitar o repositório do Docker CE Test no CentOS, é possível, embora não seja recomendado para fins de produção. Para configurar este repositório em seu sistema CentOS, use o comando yum-config-manager abaixo em uma janela de terminal.
sudo yum-config-manager --enable docker-ce-test

Se você não deseja mais usar o repositório do Docker CE Test em seu sistema CentOS, é possível desativá-lo. Para desligar o repositório do Docker CE Test, execute o comando yum-config-manager abaixo, mas com a opção –disable.
sudo yum-config-manager --disable docker-ce-nightly

Depois de configurar o repositório de software Docker CE em seu sistema CentOS, use o comando yum list para visualizar as versões disponíveis do Docker CE no repositório oficial do Docker.
yum list docker-ce --showduplicates | sort -r

Ao executar o comando yum list docker-ce --showduplicates, você verá todas as versões do Docker CE disponíveis para instalação. Portanto, se você precisar de uma versão específica do Docker CE, poderá escolher uma da lista.
*****
Por exemplo, para instalar a versão 3:18.09.1-3, você pode especificá-la com o comando yum install.
sudo yum install docker-ce- docker-ce-cli- containerd.io

O processo de instalação do Docker CE não deve demorar muito. Uma vez que esteja configurado em seu sistema CentOS, você deve habilitá-lo com Systemd. Em seguida, usando o comando systemctl start, inicie o Docker no CentOS.
sudo systemctl start docker

Além de iniciar o Docker no CentOS, você também precisará habilitá-lo na inicialização. Habilitar o Docker para inicializar na inicialização significa que o Docker CE estará pronto para uso mesmo quando o CentOS for reiniciado.
sudo systemctl enable docker

Se a qualquer momento você quiser impedir que o Docker seja executado no CentOS, você pode executar o comando systemctl stop abaixo.
sudo systemctl stop docker

Você também poderá desabilitar a inicialização do Docker quando o CentOS inicializar executando o comando systemctl disable.
sudo systemctl stop docker

Se o sistema estiver configurado em seu sistema CentOS, você precisará testá-lo para operar e executar corretamente. Execute o comando docker run para testar o Docker Engine em seu sistema.
sudo docker run hello-world

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.