Como instalar o Kernel 6.7 no Ubuntu e derivados

Se você quer usar a mais recente versão do kernel no sistema da Canonical, veja como instalar o Kernel 6.7 no Ubuntu e derivados.

O kernel Linux 6.7 foi lançado em 7 de janeiro de 2024 e apresenta novos recursos, como implementação do sistema de arquivos bcachefs, suporte para firmware GSP da NVIDIA, muitas melhorias no sistema de arquivos Btrfs, bem como vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

E agora, se você precisar de suporte de hardware disponível no kernel Linux 6.7, ou apenas quiser executar a versão mais recente do kernel, você pode instalá-lo em sua máquina Ubuntu a partir do Ubuntu Mainline Kernel Archive oficial.

Os pacotes estão atualmente disponíveis para as arquiteturas amd64 (x86_64), ARMhf, PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el) e IBM System z (s390x).

Dito isso, aqui está um tutorial rápido sobre como fazer isso.

Como instalar o Kernel 6.7 no Ubuntu e derivados

Como instalar o Kernel 6.7 no Ubuntu e derivados
Como instalar o Kernel 6.7 no Ubuntu e derivados

Sim. O Linux 6.7 é agora o kernel estável mais recente e os usuários do Ubuntu agora podem instalá-lo em suas máquinas através do Ubuntu Mainline Kernel Archive PPA da Canonical.

No entanto, devo avisar que esses kernels são produzidos sem garantia pela equipe do Ubuntu Kernel.

Eles NÃO oferecerão suporte para esses kernels caso você tenha problemas e NÃO serão responsabilizados por quaisquer danos que esses kernels possam causar como resultado de instalação ou uso inadequado.

Além disso, você deve estar ciente de que esses kernels não estão assinados, então você precisará desabilitar o Secure Boot para instalá-los.

A maneira mais fácil de instalar o kernel Linux 6.7 em seu computador Ubuntu é usando uma ferramenta gráfica chamada Mainline Kernels, que você pode instalar a partir deste PPA executando os comandos abaixo no aplicativo Terminal.

Passo 1. Abra o aplicativo Terminal;
Passo 2. Execute os seguintes comandos para instalar a ferramenta Mainline Kernels:
sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
sudo apt install -y mainline

Depois que a ferramenta Mainline Kernels for instalada, você poderá abri-la no menu de aplicativos do seu sistema Ubuntu.

A ferramenta verificará rapidamente se há novas versões de kernel do arquivo Ubuntu Mainline Kernel PPA da Canonical e você deverá ver o kernel Linux 6.7.1 no topo, pois é a versão mais recente disponível, no momento em que este artigo foi escrito.

Clique na entrada “Linux kernel 6.7.1” na lista e, em seguida, clique no grande botão “Instalar” à direita para instalar o kernel Linux 6.7 em sua máquina Ubuntu. Aguarde a conclusão da instalação e reinicie o computador.

É isso, agora você está executando o kernel Linux 6.7 em sua máquina Ubuntu. Eu testei esse método em uma instalação do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) e tudo funcionou perfeitamente.

A vantagem de usar este método é que você receberá novas versões do kernel (por exemplo, Linux 6.7.2, 6.7.3, etc.) quando forem lançadas no upstream.

Melhor ainda, a ferramenta Mainline Kernels pode informá-lo sobre novas versões do kernel Linux se você habilitar o recurso nas configurações de notificação da ferramenta.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.