Como instalar o MicroSoft ProcDump no Ubuntu e derivados

Se você gosta do utilitário ProcDump do conjunto de ferramentas Sysinternals do Windows, conheça e veja como instalar o MicroSoft ProcDump no Ubuntu e derivados.

ProcDump é um aplicativo de linha de comando usado para monitorar um aplicativo quanto a picos de CPU e criar despejos de memória durante um pico. Os despejos de memória podem ser usados ​​por um administrador ou desenvolvedor de software para determinar a causa do pico

Já o ProcDump é uma reinvenção do Linux da ferramenta clássica ProcDump do conjunto de ferramentas Sysinternals para Windows.

Como instalar o MicroSoft ProcDump no Ubuntu e derivados
Como instalar o MicroSoft ProcDump no Ubuntu e derivados

O ProcDump fornece uma maneira conveniente para os desenvolvedores de Linux criarem dumps principais de seus aplicativos com base em gatilhos de desempenho

E este tutorial rápido mostra como instalar o ProcDump for Linux mais recente através do repositório oficial MicroSoft apt no Ubuntu 20.04, Ubuntu 19.10, Ubuntu 18.04, Ubuntu 16.04 e Linux Mint.

Como instalar o MicroSoft ProcDump no Linux Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o MicroSoft ProcDump no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome prod.deb. Para Linux Mint, substitua $(lsb_release -rs) no código por 20.04 para Linux Mint 20 (ou 18.04 para Mint 19.x):

wget -q https://packages.microsoft.com/config/ubuntu/$(lsb_release -rs)/packages-microsoft-prod.deb -O packages-microsoft-prod.deb

Passo 3. Em seguida, instale o pacote, que instalará o repositório e a chave da Microsoft, executando os comandos;

sudo dpkg -i prod.deb
sudo apt-get install -f

Passo 4. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./prod.deb

Passo 5. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove procdump --auto-remove

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite pro ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.